Quem visitar a cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, agora tem uma nova opção de museu dedicado a um dos principais produtos que tornaram a região famosa. O Museu do Vinho oferece degustações de safras locais para os visitantes e uma exposição com conteúdos educativos sobre o desenvolvimento da bebida no Brasil e no exterior.
A visitação é autoguiada e composta por oito painéis temáticos com bastante informação sobre a origem do vinho e sua importância cultural, os alegados benefícios da bebida para a saúde, sem deixar de fora alguns mitos e verdades. A exibição também conta a ciência e tecnologia da enologia – a disciplina dedicada ao estudo dos vinhos.
Parte da proposta do museu é oferecer uma perspectiva multissensorial sobre o vinho, possibilitando aos visitantes apreciar a diversidade de cores, aromas e texturas.
Ver essa foto no Instagram
Museu do Vinho exibe história da bebida
A exposição conta com maquinários e ferramentas históricas utilizadas na colheita da uva e na fabricação do vinho, incluindo a maquete de uma igreja da região que teria sido erguida no início do século 20 com argamassa feita de vinho.
O ponto alto da visita é a enoteca que conta com uma seleção de rótulos de pelo menos 12 vinícolas gaúchas e um espaço de compras. Ali são oferecidos para venda acessórios como decanters, saca-rolhas e facas, além de produtos coloniais como queijos e geleias.
Como visitar o Museu do Vinho de Gramado?
Durante os primeiros 60 dias do Museu do Vinho, a instituição tem uma promoção de entrada gratuita. Após o período, os ingressos têm o preço de R$ 50 para adultos e R$ 25 para crianças e idosos. Além do acesso à exposição, estão inclusas a degustação de sucos e vinhos, charcutaria e uma taça personalizada.
Ver essa foto no Instagram
O museu está situado na Avenida das Hortênsias, nº 5365, aberto diariamente das 9h às 17h. Entradas e mais informações podem ser obtidas na página oficial do Museu do Vinho.
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Fonte: viagemeturismo