Usando o telescópio espacial James Webb, cientistas avistaram um exoplaneta bem parecido com Netuno, nosso colega de Sistema Solar. E os dados do Webb mostraram que o WASP-166 b (nome técnico do planeta) tem uma atmosfera com água e dióxido de carbono.
Esse exoplaneta é se vezes maior e 32 vezes mais pesado que a Terra. Cada ano em WASP-166 b dura 5,44 dias terráqueos, e ele está bem perto de sua estrela – só 0,06% da distância entre a Terra e o Sol. Por causa dessa proximidade, ele é bem mais quente que Netuno: sua temperatura média é estimada em 997 °C (contra -214 ºC do nosso vizinho).
O exoplaneta, descoberto em 2019, tem esse nome porque orbita a estrela WASP-166, cerca de 20% maior e mais massiva que o Sol. Eles estão a cerca de 372 anos-luz da Terra, ainda dentro da Via Láctea e relativamente próximos – para padrões cósmicos – ao Sistema Solar.
Os astrônomos que o estudaram, liderados pelo pesquisador Andrew W. Mayo da Universidade Estadual de São Francisco, fizeram uma caracterização detalhada da atmosfera do exoplaneta. Por enquanto, o estudo só foi publicado em pré-print no servidor arXiv: ou seja, ainda aguarda a revisão de outros cientistas que não participaram da pesquisa.
Não é habitável (nem pisável)
Usando imagens infravermelhas do telescópio James Webb, os pesquisadores conseguiram identificar a presença de H₂O e CO₂ na atmosfera do exoplaneta parecido com Netuno. Além disso, acharam sinais fracos de amônia e da pressão exercida por uma cobertura de nuvens.
O resto da atmosfera de WASP-166 b, que ainda não pode ser identificada completamente pelo telescópio, é provavelmente composta por gases como hélio e hidrogênio. Outras substâncias comuns em atmosferas, como o monóxido de carbono, ainda não foram identificadas.
A atmosfera do exoplaneta tem uma proporção de carbono para oxigênio baixa, de 0,282. Isso quer dizer que WASP-166 b tem mais oxigênio do que CO₂, mas isso não significa que seja uma atmosfera confortável para um habitante da Terra respirar, já que nosso planeta tem ainda mais oxigênio.
O exoplaneta, então, não é habitável. Também, pudera: como Netuno, ele é um planeta gasoso. Não dá para habitar um lugar em que não dá para pisar. Presença de água e CO2 não é tudo que a vida precisa para se desenvolver.
Fonte: abril