A desvalorização do real em relação à alta do dólar gerou grande repercussão nas redes sociais e resultou em uma série de memes e comentários bem-humorados. Muitos internautas usaram a criatividade para lidar com a situação e transformaram a notícia econômica em motivo de piada.
No Instagram, publicações ironizaram o cenário atual. Uma das brincadeiras que ganharam destaque sugeriu que o real passaria a estampar um novo símbolo animal em suas cédulas: o “já vali”. A piada revelava que a moeda estaria tão desvalorizada que “já valeu” mais no passado, fazendo uma crítica bem-humorada ao contexto econômico.
O real encerrou 2024 com uma desvalorização de 21,82% em relação ao norte-americano. O índice Ptax Venda, do , serviu como base para esse cálculo. Esse resultado colocou a moeda brasileira como a de pior desempenho entre as economias do G20. Além disso, ficou na última posição em uma lista de 27 moedas estrangeiras analisadas pela consultoria Elos Ayta.
Nos últimos anos, a moeda apresentou quedas mais acentuadas em dois momentos específicos. Em 2015, durante o segundo mandato da ex-presidente , a desvalorização atingiu 31,98%. Já em 2020, no auge da pandemia de covid-19, a retração foi de 22,44%.
Por outro lado, o maior ganho recente do real ocorreu em 2016. Naquele ano, a moeda valorizou-se em 19,81% ante o dólar Ptax. Esse aumento foi impulsionado pela mudança de governo e pelo otimismo gerado com as expectativas de reformas econômicas.
Fonte: revistaoeste