A forte chuva que começou no final da tarde de domingo (12), em Cuiabá, causou sérios danos aos moradores do bairro São Mateus. A água do córrego subiu rapidamente e tomou as ruas, inundando as casas e comércios espalhados pelas vias. Segundo as vítimas, foi algo ‘nunca visto’.
O impacto do alagamento foi grande. Muitas pessoas perderam grande parte de seus pertences. Emocionado, o entregador de aplicativo, Joilson Brandão, em entrevista ao , disse que para ele foi desesperador.
Ele estava trabalhando na hora da tempestade, ficou preso em uma das avenidas de Cuiabá e não conseguiu chegar em casa a tempo de salvar os objetos e móveis.
“Eu moro aqui com minha mãe, de 82 anos, há 29 anos. No momento da chuva foi desesperador, eu não consegui chegar a tempo de levantar nossas coisas, graças a Deus retiraram minha mãe e nada aconteceu com ela, mas aqui nós perdemos tudo, muito difícil”, explicou.
Mãe e filho precisam de doações de comida, roupa e colchões. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato pelo (65) 98479-3581.
O drama dos moradores não se resume apenas à perda material, mas também à insegurança quanto ao futuro. Há previsão de chuva para a semana inteira na capital. Moradora 30 anos do bairro há 30 anos, Helena Catarina da Silva Conceição, disse que não vai deixar a casa, mas teme perder o que restou.
“Já entrou água aqui, mas desta vez alagou muito rápido, veio do córrego com muita força, parecia até ter ondas, muito rápido eu peguei meus documentos, coloquei na mochila e fui para Beira Rio, deixei meu marido sozinho aqui”, lembrou.
Segundo ela, a vizinha perdeu tudo e foi desesperador por conta das crianças. “Estragou tudo e agora fica o medo de sair de casa e perder o que restou, com a continuação da chuva, pretendo ficar por aqui para cuidar das minhas coisas, pois aqui é tudo que tenho”, pontuou.
Conforme o já noticiou, o Instituto de Meteorologia (Inemt) prevê chuvas intensas com rajadas de ventos nos próximos dias em Mato Grosso. Além de Cuiabá, o alerta é para outros 117 municípios.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (13), a Prefeitura de Cuiabá informou que a Defesa Civil e outros órgãos se reuniram para chegar em um plano de ação.
Ao visitar o bairro São Mateus na noite deste domingo, o prefeito Abílio Brunini determinou que a Secretaria Municipal de Assistência Social avalie, com urgência, as políticas públicas que podem ser implementadas para auxiliar os moradores afetados.
“Primeiro, vamos atender as pessoas que estavam em casas alagadas, retirando-as das áreas de risco. Estamos em diálogo com a Defesa Civil e a Assistência Social do Estado para nos auxiliarem. Nas últimas 24 horas, registramos 91 milímetros de chuva, um índice acima da média”, afirmou Abílio Brunini que visitou os principais pontos de alagamento na noite de ontem.
Outra medida, de acordo com o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Alessandro Borges Ferreira, é retirar os moradores de áreas de risco, aquelas consideradas impróprias para moradia devido à vulnerabilidade a desastres naturais.
O secretário de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, explicou que, desde a primeira semana de janeiro, a prefeitura tem intensificado ações para desobstruir bocas de lobo e bueiros. Entre as ações realizadas, destacam-se a limpeza de quatro caixas coletoras localizadas nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Generoso Ponce, Pedro Celestino e Maria Taquara, com a remoção de aproximadamente 300 quilos de lixo. Esse cronograma de desobstrução continuará nas próximas semanas.
“Com base nas orientações técnicas da Defesa Civil, tomaremos todas as medidas necessárias para garantir infraestrutura e segurança ao povo cuiabano”, destaca o secretário de Obras. (Com assessoria)
Fonte: gazetadigital