Sophia @princesinhamt
Notícias

Cuiabá já alcançou o volume de chuvas esperado para todo o mês de janeiro de 2024

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A chuva que atingiu Cuiabá nas últimas 24 horas acumulou 91 mm e, em menos de suas semanas, a capital já recebeu volume equivalente a todo o mês de janeiro de 2024, conforme informado pelo Secretário da Defesa Civil Municipal, Coronel Alessandro. As chuvas intensas têm causado transtornos em diversos bairros da capital. Ruas e avenidas importantes, como a Prainha, Fernando Corrêa da Costa e Novo Colorado, foram tomadas pela água, dificultando o tráfego e deixando moradores e motoristas em situação de risco.

“Já estamos com dez dias de janeiro e praticamente choveu o mesmo volume de janeiro do ano passado. Este ano está sendo bastante chuvoso, e a tendência é que continue assim. Estamos percorrendo todos os pontos críticos junto com o prefeito Abilio Brunini, verificando o que está acontecendo e dando uma resposta à sociedade”, afirmou o coronel Alessandro em entrevista à imprensa nesse domingo (12), após visita ao bairro São Mateus, um dos mais afetados.
Como noticiado or , bairros inteiros foram tomados pela água. Em um dos episódios mais graves, parte da estrutura da Igreja do Bom Despacho, no bairro Dom Aquino, foi danificada devido à força da precipitação. Apesar dos estragos, não houve registros de feridos. 
Também foram registrados alagementos severos, com residências invadidas pela água e prejuízos materiais nos bairros Boa Esperança. A região central de Cuiabá também sofreu com os alagamentos. Na Avenida Prainha, os constantes problemas causados pelas chuvas refletem uma situação crônica e sem solução há anos. 
O alagamento tornou as vias intransitáveis, e motoristas ficaram presos próximo ao Shopping Popular. Imagens divulgadas na internet mostram condutores sendo resgatados por motociclistas que passavam pelo local e ajudaram a retirar os veículos da área inundada
As avenidas Fernando Corrêa da Costa, Novo Colorado e Grande Terceiro também ficaram submersas. Em Várzea Grande, bairros próximos à capital foram igualmente afetados.
De acordo com o secretário, a Pasta, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e outras secretarias municipais, estão atuando para atender às demandas emergenciais e minimizar os impactos das chuvas.
“Estamos atendendo todas as emergências e analisando as áreas afetadas para implementar medidas de mitigação. Nosso foco é evitar que os problemas se agravem, já que ainda há previsão de chuvas intensas para os próximos dias”, explicou o Coronel.
Moradores de áreas vulneráveis são orientados a permanecerem atentos às previsões meteorológicas e a acionarem os serviços de emergência em casos de necessidade. A situação reforça a necessidade de ações preventivas e melhorias na infraestrutura urbana para enfrentar o período chuvoso, que promete ser um dos mais intensos dos últimos anos.

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.