📝RESUMO DA MATÉRIA
- Ler melhora a função cerebral, aprimorando a memória, a concentração e a compreensão da linguagem. Pesquisas sugerem que a leitura atrasa o início de doenças neurodegenerativas como Alzheimer por até 5 anos em idosos.
- Ler antes de dormir melhora a qualidade do sono, reduzindo o estresse, diminuindo a frequência cardíaca e aliviando a tensão muscular. Isso proporciona uma transição tranquila para o sono, semelhante à meditação.
- A leitura diária ajuda a reduzir o estresse distraindo a mente de fatores estressantes e diminuindo os níveis de cortisol. Essa imersão em diferentes mundos e perspectivas proporciona uma pausa mental das pressões diárias.
- Ler desafia e treina a visão exercitando os músculos ciliares. De acordo com pesquisas, ler ao ar livre melhora as células cerebrais visuais e aumenta a capacidade de distinguir detalhes, beneficiando a saúde geral dos olhos.
- Substituir o tempo de tela pela leitura de livros, em especial antes de dormir, reduz a exposição prejudicial à luz azul. Isso ajuda a manter a produção adequada de melatonina e promove um ciclo saudável de sono-vigília.
🩺Por Dr. Mercola
Qual foi o último livro bom que você leu e quantos livros você já terminou de ler este ano? Se você respondeu mais de 10, que bom! A média dos americanos é de 12 livros por ano.
Ler é um dos meus passatempos favoritos, porque não só proporciona aprendizado e entretenimento, mas também é um dos hobbies mais econômicos que você pode ter. Isso abre sua mente para novos mundos, amplia seu vocabulário e permite que você seja mais imaginativo e criativo.
Mas os benefícios da leitura diária vão além de mantê-lo ocupado e entretido. Ler tem um impacto profundo em várias áreas da sua saúde, incluindo a função cerebral, a qualidade do sono e até mesmo os níveis de estresse.
Ler melhora a função cerebral e previne doenças neurodegenerativas
Um dos benefícios mais notáveis da leitura é o aumento da sua função cognitiva. Ler estimula a mente, desenvolvendo diversas áreas do seu cérebro, como memória, concentração e muito mais.
De acordo com um artigo publicado no Medium, ler todos os dias é como ir à academia para o seu cérebro. Até mesmo alguns minutos de leitura, sejam algumas páginas ou um ou dois capítulos, ajudarão seu cérebro a se manter ativo. O vídeo acima oferece uma ótima explicação sobre como a leitura beneficia sua mente:
“A leitura regular aumenta a conectividade no córtex temporal, uma área do cérebro responsável pela compreensão da linguagem. Essa conectividade intensificada não apenas melhora nossa capacidade de entender e processar a linguagem, mas também aumenta a empatia e a inteligência emocional à medida ao nos envolvermos com diversos personagens e cenários.
À medida que sentimos empatia pelas experiências e emoções dos personagens, nosso cérebro simula essas situações, o que pode levar a melhores habilidades de resolução de problemas e a uma compreensão mais profunda do comportamento humano”.
Há estudos que comprovam as vantagens da leitura para o funcionamento cerebral. Um estudo de 2021 conduzido por pesquisadores de Chicago, por exemplo, descobriu que ler e fazer outras atividades cognitivas (como jogos de tabuleiro e quebra-cabeças) ajuda a adiar o início da doença de Alzheimer entre idosos por até 5 anos.
Publicado na revista Neurology, o estudo envolveu 1.978 idosos com idade média de 80 anos, acompanhados por uma média de 7 anos. Os participantes passaram por testes cognitivos para determinar se haviam desenvolvido demência. Com base em suas descobertas, os participantes com alta atividade cognitiva desenvolveram demência aos 94 anos, em média, enquanto aqueles com baixa atividade cognitiva a desenvolveram aos 89 anos, em média. Roberto S. Wilson, Ph.D., um dos autores do estudo, afirmou:
“A boa notícia é que nunca é tarde para começar a fazer os tipos de atividades baratas e acessíveis que analisamos em nosso estudo. Nossas descobertas sugerem que pode ser benéfico começar a fazer essas coisas, mesmo na faixa dos 80 anos, para adiar o início da demência de Alzheimer”.
Um estudo longitudinal de 14 anos publicado na revista International Psychogeriatrics também chegou à mesma conclusão: ler com frequência protege a função cognitiva dos idosos. Segundo os pesquisadores:
“Aqueles com frequência de leitura mais alta (≥1 vez por semana) tiveram menos probabilidade de apresentar declínio cognitivo em 6 anos (razão de chances ajustada [AOR]: 0,54; intervalo de confiança [IC] de 95%: 0,34–0,86), 10 anos (AOR: 0,58, IC de 95%: 0,37–0,92) e 14 anos (AOR: 0,54, IC de 95%: 0,34–0,86); em um acompanhamento de 14 anos, um risco reduzido de declínio cognitivo foi observado entre os idosos com maior frequência de leitura em comparação com os de menor frequência, em todos os níveis educacionais”.
Ler antes de dormir melhora seu sono
Pessoas que leem um livro todos os dias, costumam fazer isso antes de dormir, e muitos pais também criam o hábito (e uma experiência de vínculo) de ler para os filhos antes de colocá-los na cama para dormir. Isso ocorre porque a leitura acalma sua mente, afasta você dos fatores estressantes que você vivenciou durante o dia e reduz o excesso de pensamentos.
De acordo com o vídeo em destaque, a leitura também desacelera a frequência cardíaca e reduz a tensão muscular, dois fatores essenciais para uma boa noite de sono. Além disso, ler cria uma forma de envolvimento cognitivo semelhante à meditação, permitindo que você faça uma transição suave para um estado propício ao sono.
Um estudo de 2021 publicado na revista Trials analisou os efeitos da leitura antes de dormir na qualidade do sono. Os participantes foram divididos em dois grupos: o grupo de intervenção foi solicitado a ler um livro antes de dormir, enquanto o grupo controle foi orientado a não ler.
No grupo de intervenção, 42% dos participantes relataram uma melhora na qualidade do sono, e apenas 28% dos participantes do grupo controle relataram o mesmo efeito.
“Ler na cama antes de dormir não só tem o potencial de melhorar a qualidade geral do sono, mas também as pessoas no grupo de leitura tiveram menos problemas para permanecer dormindo. Embora tenhamos encontrado uma taxa maior de sonolência diurna em pessoas que costumavam ler um livro na cama, a diferença que encontramos foi muito pequena e é provável que terá pouco impacto na sonolência diurna de uma pessoa na prática”, os pesquisadores observaram.
Adotar um hábito diário de leitura ajuda a afastar o estresse
Muitas pessoas consideram a leitura uma forma de terapia, e com razão. Na verdade, apenas alguns minutos ou uma ou duas horas de leitura por dia ajudam a limpar sua mente de todos os eventos estressantes que você enfrentou, dando a você uma pausa muito necessária. Conforme explicado no vídeo em destaque:
“Quando lemos, mergulhamos em diferentes mundos, perspectivas e narrativas, o que distrai nossas mentes do estresse atual e nos permite relaxar. Essa mudança psicológica é o primeiro passo para a redução do estresse, pois ler um livro exige concentração, desviando a atenção dos fatores estressantes e diminuindo a produção de hormônios do estresse, como o cortisol”.
A principal função do cortisol no corpo é aumentar o açúcar no sangue quando não há glicose suficiente na corrente sanguínea e o fígado não tem reservas de glicogênio suficientes. É o mecanismo de proteção do seu corpo para evitar que seus níveis de glicose caiam de maneira perigosa, evitando que você entre em coma hipoglicêmico.
No entanto, o mecanismo de ação do cortisol também contribui para a inflamação, razão pela qual níveis elevados são indesejáveis.
Então, em última análise, se seu corpo estiver produzindo altas quantidades de cortisol devido ao estresse crônico ou para compensar a falta de glicose no corpo (devido à baixa quantidade de carboidratos saudáveis na dieta), esse não é um estado em que você deseja permanecer por um longo período se quiser viver uma vida longa e saudável. Ao implementar o hábito de leitura diária, você poderá diminuir seus níveis desse hormônio do estresse. De acordo com um artigo no Medium:
“Níveis altos de cortisol, em geral resultado de estresse crônico, podem causar estragos na saúde física e mental. Encontrar maneiras eficazes de relaxar e descontrair é [importante] para controlar os níveis de cortisol e promover o bem-estar geral. Um método esquecido com frequência, mas bastante eficaz, é ler um bom livro, especialmente de ficção, antes de dormir”.
Ler ‘desafia’ e treina sua visão
Mesmo que você esteja em uma posição parada enquanto lê um livro, há uma parte do corpo que está sendo exercitada: seus olhos. Seus olhos se movem o tempo todo, enquanto você troca o foco de um texto para outro, e depois volta de novo. Isso desafia seus olhos e treina seus músculos ciliares, a parte dos olhos que afeta sua capacidade de ver objetos com clareza em diferentes distâncias.
Conforme observado no vídeo: “A [leitura] pode aumentar a capacidade do olho de transitar entre o foco próximo e distante, um processo conhecido como ‘acomodação’, que pode se deteriorar com a idade ou com o uso prolongado de telas”.
No entanto, é importante realizar essa atividade nas circunstâncias e condições de iluminação certas. Certifique-se de ler sob iluminação adequada para evitar o cansaço ocular. Um estudo de 2021 descobriu que ler ao ar livre é bom para a visão, pois ajuda a melhorar as células cerebrais visuais e a distinguir melhor os detalhes. O principal autor do estudo, Dr. Hamed Rahimi-Nasrabadi, comenta:
“As descobertas da pesquisa concluem que você pode se sentir bem ao decidir ler seu livro favorito ao ar livre. Podemos dizer que está cientificamente comprovado que o contraste visual aumenta ao ar livre e, portanto, ler sob luz forte estimula seu cérebro visual de forma mais eficaz, permite que você veja melhor as letras e ajuda na saúde dos olhos”.
Ler um livro diminui o uso de dispositivos eletrônicos na hora de dormir
Outra vantagem notável de ler um livro é que você passa menos tempo em seus dispositivos eletrônicos. A maioria das pessoas hoje em dia não consegue sobreviver um dia inteiro sem seus celulares. De fato, estatísticas recentes apontam que pessoas entre 16 e 64 anos passam impressionantes 6 horas e 35 minutos por dia em seus dispositivos eletrônicos.
Ainda mais problemático é usar esses dispositivos eletrônicos na hora de dormir, o que, de acordo com a National Sleep Foundation, 70% dos adultos e 75% das crianças tendem a fazer. Se você acha que ficar mexendo no celular até sentir sono parece inofensivo, o fato é que a luz azul que esses aparelhos emitem interfere na produção de melatonina e interrompe seu ciclo de sono/vigília.
Além disso, usar gadgets no quarto também significa que você fica exposto a campos eletromagnéticos (CEM) de dispositivos eletrônicos, que danificam suas mitocôndrias ao causar danos oxidativos.
Então, em vez de usar seu telefone para induzir o sono na hora de dormir, continue lendo o livro de onde você parou. Mesmo 10 a 20 minutos de leitura irão ajudar você a dormir melhor.
Melhore sua saúde, uma página de cada vez — Faça da leitura um hábito diário
Devido ao estilo de vida acelerado ao qual a maioria das pessoas está acostumada, reservar um tempo para fazer uma pausa, sentar e ler um bom livro é muitas vezes considerado um prazer indulgente. No entanto, você não deve se sentir culpado por relaxar e passar um tempo com um bom livro. Os benefícios da leitura são profundos, pois isso estimula seu crescimento pessoal e apoia sua saúde mental e cognição. Aqui estão mais algumas vantagens que você obterá do hábito de leitura.
• Melhora a capacidade de atenção: Ler permite que você se concentre em uma atividade. No mundo de hoje, onde multitarefas costumam ser a norma, conseguir se concentrar em uma coisa de cada vez ajuda a eliminar o estresse desnecessário da sua mente. Conforme observado em um artigo no The Hearty Soul:
“Ler é uma ação ativa que exige concentração completa para decidir quais passagens ler primeiro e quais pular. Você ficará surpreso com o quanto ler todos os dias pode melhorar seu foco em apenas 20 minutos por dia”.
• Desenvolve sua criatividade: Conhecer novos mundos, perspectivas e conhecimentos estimula sua imaginação, que pode ser aplicada em suas tarefas diárias e ajuda a melhorar suas habilidades de resolução de problemas.
• Ajuda você a socializar: Use as novas ideias e o novo conhecimento que você obtém com a leitura para iniciar conversas ou participar de discussões dentro de seus círculos sociais.
• Melhora suas habilidades de escrita: Ler diferentes gêneros de diferentes autores permite que você explore os estilos de escrita de outros autores, o que pode ser usado como inspiração para aprimorar suas próprias habilidades.
Algumas pessoas acham difícil começar a ler. Uma das melhores maneiras de tornar isso uma parte regular da sua vida é encaixá-lo na sua agenda, seja durante o dia ou à noite. Como destacado acima, ambos trazem benefícios profundos para você. Reserve de 10 a 15 minutos por dia para leitura.
Outra ótima ideia é criar um cantinho de leitura: reserve um espaço na sua casa para uma mini-biblioteca, onde você tenha fácil acesso aos seus livros favoritos. Por fim, é melhor ler o que você ama. Selecionar livros que despertem seu interesse aumentará as chances de você lê-los do começo ao fim.
Fonte: mercola