Sophia @princesinhamt
Cinema

A triste história por trás do drama real que poderia ter inspirado a série da Netflix: Parece Round 6, mas aconteceu de verdade

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A segunda temporada de Round 6 chegou ao catálogo da Netflix recentemente e nos deixou em suspense com uma grande reviravolta.

Com o retorno da trama, alguns perceberam que a série tem certos paralelos com uma história triste que aconteceu na vida real, como a da instituição Brothers’ Home — que, basicamente, era um campo de concentração na Coreia do Sul, nomeada pela mídia internacional como “Auschwitz da Coreia”.

Retornamos às décadas de 1970 e 1980, quando o regime autoritário da Coreia do Sul queria “limpar” a cidade de pessoas em situação de rua, devido à preparação para os Jogos Asiáticos de 1986 e as Olimpíadas de Seul de 1988. Então, uma portaria foi emitida para que a polícia o fizesse.

Foi assim que surgiu o Busan Brothers’ Home, o maior dos 36 centros de assistência social destinados a dar abrigo e apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade e que, para isso, recebeu subsídios do governo. No entanto, depoimentos posteriores de pessoas que sobreviveram a esta instituição revelaram em 1987 que a realidade vivenciada era mais próxima da de um campo de concentração.

A polícia pegou adultos e crianças, e não apenas os sem-teto, mas também dissidentes políticos e até mesmo as pessoas com deficiência, e os manteve no centro contra sua vontade. De fato, uma investigação dos promotores de Busan em 1987 revelou que menos de 10% das pessoas mantidas no The Brothers’ Home estavam vivendo nas ruas.

Uma vez nesta instituição, eles foram submetidos a abusos, trabalho forçado, tortura e foram usados ​​para adoções internacionais, embora não fossem órfãos. Eles também eram forçados a se manter em posições desconfortáveis ​​por longos períodos de tempo ou a participar de jogos de tortura.

“Alguém vai ser demitido”: Público repara erro bizarro na 2ª temporada de Round 6 e vira meme nas redes sociais

Como em Round 6, as pessoas recebiam números em vez de serem identificadas pelo nome, e tinham que usar agasalhos azuis-escuros combinando. O centro era administrado pelo ex-sargento militar Park In-geun e tinha capacidade para 500 pessoas, embora mais de 4.000 pessoas já tenham vivido lá.

No entanto, apesar das semelhanças, o criador de Round 6, , nunca disse publicamente que esse evento sombrio deu origem à série. Como inspiração, ele mencionou, em entrevistas, quadrinhos como Battle Royale e Liar Game, além de sua própria experiência com problemas financeiros.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.