Um tornado de fogo foi visto em meio ao incêndio em Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite desta sexta-feira, 10. Também chamado de redemoinho de fogo, o fenômeno se apresenta como colunas giratórias de ar quente e gases que sobem a partir de um incêndio.
Quando o ar e os gases sobem, eles também carregam fumaça, detritos e até mesmo fogo, como visto no vídeo. Segundo o Grupo Nacional de Coordenação de Incêndios Florestais dos Estados Unidos, o tamanho destes vórtices varia de 30 centímetros até 150 metros.
Um dos maiores tornados de fogo registrados nos últimos anos ocorreu em 2018, também na Califórnia, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano. Ele atingiu ventos de aproximadamente 230 km/h, equivalentes aos de um furacão.
Um tornado de fogo foi visto em meio ao incêndio em Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite desta sexta-feira, 10. Também chamado de redemoinho de fogo, o fenômeno se apresenta como colunas giratórias de ar quente e gases que sobem a partir de um incêndio. pic.twitter.com/dYAQOhnJjb
— Revista Oeste (@revistaoeste) January 11, 2025
O tornado de fogo mais destrutivo já registrado , de acordo com o Serviço Florestal dos Estados Unidos. Ele foi causado por incêndios que se espalharam pela cidade depois de um terremoto e matou cerca de 38 mil pessoas em menos de 15 minutos.
Os históricos incêndios florestais da Califórnia de 2025 já mataram pelo menos 11 pessoas, destruíram mais de 10 mil casas e empresas e queimaram mais de 11,7 mil hectares de terra.
Tornado de fogo surge em meio ao incêndio florestal
Um incêndio florestal se propaga rapidamente em Los Angeles desde a última terça-feira, 7. Com as estradas bloqueadas, muitas pessoas tiveram que se deslocar a pé para um local seguro. Bombeiros correram para conter as chamas, enquanto fortes vendavais espalharam o incêndio por quilômetros de distância.
somente em Pacific Palisades, nas montanhas de Santa Monica, que abriga luxuosas mansões na costa oeste dos Estados Unidos. Moradores de Venice Beach, a cerca de 10 quilômetros de distância, relataram ter visto as chamas.
Cerca de meio milhão de clientes de serviços públicos correm o risco de ter sua energia desligada para reduzir o risco de equipamentos provocarem novos incêndios. A moradora Kelsey Trainor disse que a única estrada de entrada e saída de seu bairro estava completamente bloqueada.
“Olhamos para o outro lado, e o fogo tinha saltado de um lado da estrada para o outro”, disse. “As pessoas estavam saindo dos carros com seus cachorros, bebês e bolsas, elas estavam chorando e gritando. A estrada ficou totalmente bloqueada por uma hora.”
Fonte: revistaoeste