O diplomata Ernesto Araújo, ex-ministro de Relações Exteriores no governo Jair Bolsonaro, disse que o Brasil coloca a diplomacia a favor de um projeto totalitário ao enviar uma representante à posse do ditador Nicolás Maduro, na Venezuela. O ex-chanceler deu a declaração durante entrevista ao , nesta sexta-feira, 10.
“Na Venezuela, essa presença do Brasil não é apenas simbólica”, disse Araújo. “O governo coloca a diplomacia brasileira, que deveria ser do povo brasileiro, a favor de um projeto totalitário completamente externo ao que querem os brasileiros, fazendo dela um instrumento para tentar consolidar esse fascínio, que é o Maduro no poder.”
Nesta sexta-feira, Maduro tomou posse do seu terceiro mandato como “presidente” da Venezuela. O ditador foi declarado vencedor das eleições de julho de 2024 pelo Conselho Nacional Eleitoral, o qual tem influência direta. A oposição, porém, divulgou atas eleitorais que provariam a vitória do candidato opositor, Edmundo González.
Maduro teria perdido o pleito com cerca de 30% dos votos, enquanto González teria recebido cerca de 67% dos votos, segundo os documentos apresentados pela oposição. O Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela colocou as atas eleitorais, que provariam o resultado, sob sigilo. A Corte também tem influência do ditador.
Ernesto Araújo critica diplomacia de Lula
Para a posse de Maduro, o governo Luiz Inácio Lula da Silva enviou a embaixadora do Brasil em Caracas, Gilvânia Maria de Oliveira. Embora o petista não tenha reconhecido formalmente a vitória do ditador, o ex-chanceler Araújo acredita que o envio de um representante à cerimônia é suficiente para apoiar a fraude de Maduro.
“Lula tem a atitude de parecer ambíguo, mas, no fundo, apoia Maduro”, afirmou Araújo. “O que se traduz neste gesto de mandar um representante do governo brasileiro para a posse. Não importa o nível de quem você mande, ao mandar um representante você está avalizando, engolindo a farsa eleitoral do regime de Maduro.”
Confira a entrevista completa do ex-chanceler Ernesto Araújo ao , no canal da Revista no . O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h.
Fonte: revistaoeste