Diretor-presidente da Portos do Paraná, empresa pública responsável pela administração do complexo portuário de Paranaguá e Antonina, Luiz Fernando Garcia foi o entrevistado da edição desta semana do Canal Rural Entrevista.
+ COP27 começa com discurso sobre emergência climática
Durante a conversa conduzida pelo diretor de conteúdo do Canal Rural, Giovani Ferreira, o executivo falou sobre exportação, importação, logística e mercado internacional. Além disso, a COP27, conferência que está sendo realizada nesta semana no Egito pela Organização das Nações Unidas (ONU), entrou em pauta.
Garcia, que é economista e conta com máster em logística & gestão portuária, enalteceu o fato de, novamente, a Portos do Paraná ser a única autoridade portuária de todo o mundo convidada para palestrar no evento voltado a debater soluções em relação às mudanças climáticas.
“Foram mais de R$ 60 milhões investidos só no ano passado” — Luiz Fernando Garcia
“Mais uma vez, a Portos do Paraná consegue demonstrar ao mundo seus programas ambientais. Foram mais de R$ 60 milhões investidos só no ano passado em programas ambientais e questões de monitoramento”, disse Garcia durante a entrevista gravada diretamente dos estúdios da afiliada do Canal Rural em Curitiba.
“Porque se tem aquele estigma, de se é possível desenvolver um porto sem agredir o meio ambiente”, comentou. “Criam-se alguns estigmas de que é uma relação conturbada. E é o contrário! Os nossos programas ambientas comprovam que quanto mais investimos no porto, mais ele movimenta respeitando as melhores práticas ambientais”, reforçou o executivo.
Ainda sobre a Portos do Paraná ser referência mundial em desenvolvimento sustentável, Luiz Fernando Garcia lembrou que a empresa já esteve presente na COP25, realizada em Madrid (Espanha), e na COP26, que ocorreu em Glasgow (Escócia) no ano passado.
Luiz Fernando Garcia fala em hub mundial do agronegócio
Luiz Fernando Garcia valorizou, também, a importância que a Portos do Paraná tem conquistado em termos de negócios mundo afora. Ele reforçou que a empresa atualmente faz negócios, seja de importação ou exportação, com “mais de uma dezenas de países” espalhados por todos os continentes. Além disso, o executivo chamou a atenção para o fato de a Portos do Paraná servir de “porta para o Atlântico” para o Paraguai — país vizinho do Brasil que não tem saída para o mar.
Com mais de 57 milhões de toneladas de cargas movimentadas pelos portos de Paranaguá e Antonina em 2021, Garcia afirmou que a Portos do Paraná ganha força para funcionar como um hub mundial do agronegócio. Nesse sentido, ele destacou que o espaço serve, inclusive, para importar e exportar carnes congeladas. “Somos estruturados para todo tipo de carga”, enfatizou.
Canal Rural Entrevista: na TV e na internet
O Canal Rural Entrevista é apresentado por Giovani Ferreira, diretor de conteúdo do Canal Rural. A edição com Luiz Fernando Garcia foi ao ar às 18h35 desta terça-feira (8). A atração será reprisada às 8h50 de quinta-feira (10).
O Canal Rural Entrevista, assim como toda a programação do Canal Rural, pode ser assistido por meio da televisão ou da internet.
Na TV, o programa pode ser conferido em:
- Claro/Net = 185;
- Sky = 164;
- OiTV = 179;
- Vivo TV = 590;
- Parabólica analógica = banda C na Star One D2;
- Parabólica digital = Star One D2.
Na internet, a atração de entrevistas pode ser assistida por meio da seção ‘Ao Vivo’ do site e do canal no YouTube do Canal Rural.
Fonte: canalrural