A jornalista Ana Paula Henkel relatou o caos na Califórnia, nos Estados Unidos, causado por incêndios florestais devastadores. A comentarista, que mora no Estado, detalhou a situação enfrentada pelos norte-americanos no programa , nesta quinta-feira, 9.
“Há muitos animais perdidos, muitos que ficaram para trás, cavalos que tiveram que ser soltos para que eles tentassem sobreviver, coelhos”, afirmou Ana. “As cenas daqui cortam o coração, é que tudo isso poderia ser prevenido. Tudo poderia ter sido resolvido de uma maneira bem menos catastrófica, alarmante, aterrorizante. As cenas são de guerra.”
Durante o , Ana tranquilizou os espectadores quanto à sua situação. Ela explicou que não corre risco por causa dos incêndios e que, apesar de morar próximo à tragédia, não há focos de fogo perto da sua casa.
“Estamos a uns 32 km dos incêndios, é relativamente perto, mas não estamos na rota do fogo”, contou Ana. “Infelizmente estamos na rota da fumaça. Aqui em casa todas as janelas estão fechadas e com toalhas molhadas. O cheiro de fumaça é muito forte. Os carros estão cobertos pelas cinzas, fuligens. Ontem todos nós estávamos com muita dor de cabeça por causa do ar. Hoje tivemos um alerta do Departamento de Saúde dizendo que o ar está comprometido.”
O Estado da Califórnia sofre o pior incêndio da história. Los Angeles, onde fica o famoso distrito de Hollywood, é a cidade mais afetada pela tragédia. Segundo o governo, mais de 100 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa das chamas e cinco morreram.
A roda do fogo, citada pela jornalista, tem relação com os ventos de Santa Ana, que removem a umidade da vegetação e facilitam o início dos incêndios. Segundo o governo da Califórnia, eles chegam a uma velocidade de 160 km/h.
A Califórnia declarou estado de emergência. Cerca de 1,9 mil imóveis foram destruídos pelo fogo e mais de 13 mil afetados pelas chamas. Os bombeiros atuam para tentar controlar os incêndios. Porém, segundo Ana Paula Henkel, faltou ações de prevenção por parte do governo, que poderia ter mitigado a destruição.
“Incêndios são muito comuns aqui na Califórnia, mas dessa proporção, apocalíptica, é uma combinação de má gestão e falta de preparação”, disse Ana. “A diretora do Departamento de Fogos e Incêndios de Los Angeles, nas entrevistas, só dizia que precisa contratar mais mulheres, não anunciava ações de prevenção.”
Confira o relato completo de Ana Paula Henkel ao , no canal da Revista no . O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 17h45.
Fonte: revistaoeste