Em 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve fazer ao menos seis viagens internacionais. Segundo o Itamaraty, estão previstas visitas ao Japão, Vietnã, França, Argentina, Estados Unidos e África do Sul.
O petista pretende participar de reuniões de organizações das quais o Brasil faz parte, como o encontro anual do Mercosul, em Buenos Aires; a Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque; e a reunião do G20, em Joanesburgo.
A viagem de Lula à França ocorrerá em retribuição à visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Brasil, em março de 2024. Na ocasião, o brasileiro condecorou Macron com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.
No entanto, as viagens internacionais de Lula dependem de liberação médica. Em outubro de 2024, o presidente sofreu um , no qual caiu e bateu a cabeça. Ele foi submetido a cirurgia para drenar um hematoma no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
Durante todo o seu terceiro mandato, Lula visitou 32 países — alguns deles duas vezes. Ao todo, o presidente passou 88 dias fora do Brasil em compromissos oficiais. Somente em 2023, seu primeiro ano no cargo, o petista visitou 23 países:
- África do Sul;
- Alemanha;
- Angola;
- Arábia Saudita;
- Argentina;
- Bélgica;
- Catar;
- China;
- Colômbia;
- Cuba;
- Emirados Árabes;
- Espanha;
- Estados Unidos;
- França;
- Índia;
- Itália;
- Japão;
- Paraguai;
- Portugal;
- Reino Unido;
- São Tomé e Príncipe;
- Uruguai; e
- Vaticano.
No último ano, o presidente intensificou a agenda nacional para apoiar seus candidatos nas eleições municipais. Dessa forma, Lula não viajou tanto ao exterior quanto em 2023. O petista fez nove viagens e passou 26 dias fora do Brasil. 13 países foram visitados:
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Egito;
- Estados Unidos;
- Etiópia;
- Guiana;
- Itália;
- México;
- Paraguai;
- São Vicente e Granadinas;
- Suíça; e
- Uruguai.
O número poderia ser ainda maior, mas o acidente doméstico sofrido por Lula no Palácio da Alvorada forçou o presidente a cancelar viagens a Rússia, Azerbaijão e Peru. Na cidade russa de Kazan, Lula compareceria à .
Fonte: revistaoeste