Em 2025, o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva deve fazer ao menos seis viagens internacionais. Segundo o Itamaraty, estĂŁo previstas visitas ao JapĂŁo, VietnĂŁ, França, Argentina, Estados Unidos e Ăfrica do Sul.
O petista pretende participar de reuniÔes de organizaçÔes das quais o Brasil faz parte, como o encontro anual do Mercosul, em Buenos Aires; a Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque; e a reunião do G20, em Joanesburgo.
A viagem de Lula Ă França ocorrerĂĄ em retribuição Ă visita do presidente francĂȘs, Emmanuel Macron, ao Brasil, em março de 2024. Na ocasiĂŁo, o brasileiro condecorou Macron com o Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira atribuĂda a cidadĂŁos estrangeiros.
No entanto, as viagens internacionais de Lula dependem de liberação mĂ©dica. Em outubro de 2024, o presidente sofreu um , no qual caiu e bateu a cabeça. Ele foi submetido a cirurgia para drenar um hematoma no Hospital SĂrio-LibanĂȘs, em SĂŁo Paulo.
Durante todo o seu terceiro mandato, Lula visitou 32 paĂses â alguns deles duas vezes. Ao todo, o presidente passou 88 dias fora do Brasil em compromissos oficiais. Somente em 2023, seu primeiro ano no cargo, o petista visitou 23 paĂses:
- Ăfrica do Sul;
- Alemanha;
- Angola;
- ArĂĄbia Saudita;
- Argentina;
- Bélgica;
- Catar;
- China;
- ColĂŽmbia;
- Cuba;
- Emirados Ărabes;
- Espanha;
- Estados Unidos;
- França;
- Ăndia;
- ItĂĄlia;
- JapĂŁo;
- Paraguai;
- Portugal;
- Reino Unido;
- SĂŁo TomĂ© e PrĂncipe;
- Uruguai; e
- Vaticano.
No Ășltimo ano, o presidente intensificou a agenda nacional para apoiar seus candidatos nas eleiçÔes municipais. Dessa forma, Lula nĂŁo viajou tanto ao exterior quanto em 2023. O petista fez nove viagens e passou 26 dias fora do Brasil. 13 paĂses foram visitados:
- BolĂvia;
- Chile;
- ColĂŽmbia;
- Egito;
- Estados Unidos;
- EtiĂłpia;
- Guiana;
- ItĂĄlia;
- México;
- Paraguai;
- SĂŁo Vicente e Granadinas;
- SuĂça; e
- Uruguai.

O nĂșmero poderia ser ainda maior, mas o acidente domĂ©stico sofrido por Lula no PalĂĄcio da Alvorada forçou o presidente a cancelar viagens a RĂșssia, AzerbaijĂŁo e Peru. Na cidade russa de Kazan, Lula compareceria Ă .
Fonte: revistaoeste