Los Angeles vem sofrendo com os efeitos do que está sendo considerado como o incêndio mais destrutivo da história da cidade e um dos cinco maiores da Califórnia. Desde a última terça-feira (7), milhares de casas foram tomadas pelas chamas e terminaram parcial ou totalmente destruídas. Segundo autoridades, 5 pessoas morreram e mais 180 mil receberam aviso para deixar suas casas.
Os primeiros focos começaram nos bairros de Pacific Palisades — próximo às montanhas de Santa Monica e ao litoral — e de Altadena, a oeste de Hollywood, e se alastraram com velocidade devido aos ventos fortes na região.
Desde a noite de quarta-feira (9), porém, novas chamas começaram a se espalhar a partir de Runyon Canyon — parque localizado em Hollywood, bastante frequentado por praticantes de caminhadas e turistas e de onde se tem vistas ampas da cidade.
Dentre os locais destruídos, estão alguns pontos históricos de Los Angeles. A famosa Sunset Boulevard — via que liga as regiões central e oeste da cidade — foi coberta de fumaça enquanto servia de rota de fuga para pessoas que se protegiam das chamas originadas em Altadena. A avenida é um ícone do cinema hollywoodiano por abrigar mansões de estrelas do cinema.
Ver essa foto no Instagram
Outro ponto afetado foi a cidade de Malibu, vizinha a Los Angeles, destino de veraneio popular entre artistas e sufistas.
Entre as construções destruídas estão o Centro e Templo Judaico de Pasadena e a escola onde foram gravadas cenas de “Carrie, a Estranha”.
Além da destruição, os incêndios obrigaram o adiamento dos principais eventos da cidade, como aqueles ligados à temporada de prêmios da indústria cinematográfica — uma sessão de “Ainda Estou Aqui” com votantes do Oscar, por exemplo, foi cancelada na noite de terça-feira.
Ao contrário de uma informação que circula nas redes sociais, o letreiro de Hollywood esta fora de risco, apesar da proximidade com alguns focos de incêndio. A visita ao letreiro, porém, está suspensa, junto com outros parques e atrações da região como o Universal Studios e a Universal City Walk, o Getty Center (fechado até o dia 12/01), a Getty Villa (fechada até o dia 13/01), o Skirball Cultural Center, o tour pelos estúdios da Warner Bros., os parques naturais e o Zoológico de Los Angeles.
Fonte: viagemeturismo