O governo da Venezuela enviou um convite formal ao corpo diplomático brasileiro para a posse do ditador Nicolás Maduro, prevista para ocorrer em Caracas. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, não foi convidado pessoalmente para a cerimônia. O portal g1 divulgou a informação nesta quinta-feira, 9.
O evento está agendado para ocorrer nesta sexta-feira, 10. Segundo fontes diplomáticas ao g1, Lula já decidiu que não participará do evento. O Brasil será representado pela embaixadora Glivânia Maria de Oliveira, que comparecerá em nome do governo brasileiro.
As relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela, tradicionalmente próximas durante os governos petistas, passaram por tensões depois das últimas eleições presidenciais venezuelanas, marcadas por denúncias de fraude.
Maduro manipula resultado eleitoral
Nicolás Maduro, no poder desde 2013, depois da morte de Hugo Chávez, enfrenta críticas de diversos setores, o que inclui a oposição interna e organismos internacionais, que o acusam de manipular o resultado eleitoral.
Além disso, o ditador emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo González, seu principal opositor e apontado como o verdadeiro vencedor das eleições de julho de 2024. A oposição divulgou atas que comprovariam a vitória de seu candidato.
O , que tem influencia direta de Maduro, declarou a vitória do ditador e colocou em sigilo as atas eleitorais. Diversos países não reconheceram o chavista como vencedor do pleito.
Fonte: revistaoeste