Brasília é eleita a melhor cidade do mundo para nômades digitais; desbancou gigantes
A capital federal está no topo de uma lista internacional. Brasília foi eleita a melhor cidade do mundo para os nômades digitais — profissionais que trabalham remotamente e, assim, vivem em diferentes locais. Depois, vieram Montevideu, no Uruguai, e Lisboa, em Portugal.
A seleção foi feita pela plataforma norte-americana InsureMyTrip. A capital brasileira desbancou cidades, como Lisboa, Madri e Buenos Aires. Veja o Top 10 abaixo.
Referência na comparação de preços de seguro de viagem, em Brasília, há projetos que apoiam os nômades: o Wi-Fi Social, o Gamifica DF e o Brasili.IA, além da atração de eventos para a cidade, a exemplo da Campus Party, do Innova Summit e da Pixel Show.
América do Sul
A América do Sul está bem classificada com uma infinidade de opções como Brasil, Uruguai e Argentina, que são ótimos locais para uma nova vida com cultura, comunidade e internet rápida.
Cidades europeias oferecem muito do mesmo com países bem conhecidos que têm sido favoritos de férias, como Espanha e Portugal, uma ótima opção para trabalhar no exterior.
Na relação, Kuala Lumpur, na Malásia, tem um dos menores custos de vida da lista e é recomendada por nômades experientes por sua ética de trabalho e produtividade.
Leia mais notícia boa
Exemplo pessoal
Estrategista digital e gestora de redes sociais, Michelle Macedo nasceu em Brasília, mas já morou em mais de 50 cidades e destaca a capital federal.
“Primeiro, uma boa internet; segundo, o Aeroporto de Brasília é um hub, tem voos para muitos destinos — além de ficar aberto 24 horas por dia”, afirmou a nômade digital à Agência Brasília.
Brasília, uma referência para o mundo
A capital brasileira teve a melhor nota no índice de felicidade da população. No ano passado, Brasília também foi eleita a capital com maior qualidade de vida do país no Índice de Progresso Social Brasil. A pesquisa foi realizada pela plataforma InsureMyTrip.
Recentemente, o Aeroporto de Brasília virou destaque internacional por sua pontualidade. Com voos diretos para todas as capitais brasileiras e para nove destinos no exterior, o local é frequentemente citado.
Em 2024, registrou 67 mil embarques e desembarques internacionais, contribuindo para que o DF atingisse a marca de 60 mil turistas estrangeiros no ano passado.
Top 10
A seguir, as 10 cidades do mundo ideais para os nômades digitais e suas pontuais, de acordo com a plataforma:
- Brasília (Brasil) – 7,26]
- Budapeste (Hungria) – 7,06
- Montevidéu (Uruguai) – 6,87
- Lisboa (Portugal) – 6,75
- Kuala Lumpur (Malásia) – 6,74
- Madri (Espanha) – 6,70
- Nicósia (Chipre) – 6,51
- Buenos Aires (Argentina) – 6,45
- Podgorica (Montenegro) – 6,42
- San José (Costa Rica) – 6,41.
Fonte: sonoticiaboa