Sophia @princesinhamt
Política

Janja afirma que o Planalto foi alvo de ‘ódio’ em 8 de janeiro: entenda o contexto

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A primeira-dama, Janja da Silva, afirmou que o Palácio do Planalto foi “vítima do ódio” em 8 de janeiro de 2023. A declaração ocorreu durante uma cerimônia em lembrança aos atos de 8 de janeiro, quando houve depredação nos prédios da Praça dos Três Poderes.

“O Palácio do Planalto, onde estamos hoje, foi vítima do ódio que estimula e continua estimulando atos antidemocráticos, que continua estimulando falas fascistas e autoritárias”, disse . Ela também afirmou que o governo responde com “união, solidariedade e amor” aos ataques que recebe.

A mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, em um evento que marcou a restauração e a devolução de 21 obras de arte danificadas pelos vândalos.

Janja também afirmou que os atos de 2023 devem ser relembrados como “um alerta de que a democracia deve ser defendida diariamente”. “Memória é o antídoto contra as tentações autoritárias”, filosofou a primeira-dama.

O ato convocado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em memória às manifestações de 8 de janeiro de 2023 não ganhou adesão popular. Pelo menos desde às 9h desta quarta-feira, 8, a Praça dos Três Poderes conta com apenas alguns apoiadores.

Nesta manhã, Lula realizou uma cerimônia de reintegração de obras de arte danificadas durante as manifestações e o descerramento da obra , de Di Cavalcanti, no 3° andar do Palácio, onde fica o gabinete presidencial.

Ato de Janja e Lula em memória ao 8 de janeiro fica esvaziado
Ato na Esplanada dos Ministérios está esvaziado | Foto: Divulgação/PMDF

Na sequência, o petista discursa com autoridades dos Três Poderes da República. Os presidentes Luís Roberto Barroso (STF), Rodrigo Pacheco (Senado) e Arthur Lira (Câmara), não participaram do evento.

Depois dos discursos políticos, ocorre o chamado “Abraço da Democracia” na Praça dos Três Poderes. Na ocasião, o presidente descerá a rampa do Planalto para se juntar ao público no ato simbólico.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.