Sophia @princesinhamt
Cinema

Como a personagem feminina da Marvel foi prejudicada no universo dos brinquedos e vendas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Tão importantes quanto os super-heróis na Marvel são os vilões da franquia. Esses personagens podem salvar ou arruinar um filme e, em muitas ocasiões, costumam ter as cenas mais icônicas. Nesses 16 anos de Universo Cinematográfico, vimos muita diversidade do lado dos mocinhos, mas seus inimigos permaneceram muito mais planos.

Falemos das mulheres vilãs, por exemplo, que demoraram a chegar. Tiveram que ser Ayesha (), de , e Hela (), de , as que quebraram a monotonia, mas essa diferença poderia ter sido marcada muito antes. Anteriormente, havia sido a Feiticeira Escarlate em , mas a consideramos no mesmo nível de vilania?

O fato é que, antes de todas elas, a Marvel havia planejado introduzir sua primeira vilã. Supunha-se que a cientista Maya Hansen () seria a grande vilã de . No entanto, os altos escalões da Marvel naquele momento descartaram a ideia por uma razão desconcertante.

Originalmente, o roteirista e diretor de Homem de Ferro 3, , e seu co-roteirista, , tinham previsto que a última parte da trilogia protagonizada por guardasse uma surpresa final. É o que revelaram em uma entrevista com a UpRoxx em 2016.

2025 word3

Marvel Studios

“Como em , você acha que é o homem, mas, no final, a mulher esteve dirigindo todo o show”, revelou Black. Aqui, o homem teria sido Aldrich Killian (), para depois revelar que a grande antagonista havia sido Maya o tempo todo. O problema surgiu com os grandes executivos do estúdio, que viram isso como um erro do ponto de vista econômico.

Nos deram uma mensagem sem restrições dizendo que uma vilã mulher não poderia existir. ‘Mudamos de ideia porque, após consulta, decidimos que os brinquedos não vão vender tão bem se for uma mulher’

“Ok, então a removemos e pronto”, devem ter pensado na equipe. A mudança de ideia dos executivos levou os roteiristas a introduzir a morte de Maya. No filme, Killian é quem está por trás do Extremis, para o qual utilizou a pesquisa pioneira de Maya. É ela quem tenta detê-lo, mas o vilão atira em seu estômago e põe fim à sua participação no filme.

“Foi bastante chocante”

O papel de Rebecca Hall no filme nunca se destacou muito e foi a própria atriz quem disse em 2016, em uma entrevista com o The Wrap, que o primeiro roteiro que recebeu era muito melhor do que o que acabou na tela: “Eu assinei para um papel que duraria até o final do filme, e que tinha um peso importante no final, um papel significativo. Mas no meio das filmagens tudo mudou. Foi bastante chocante”. Anos depois, com a Entertainment Weekly, ela acrescentou que havia tentado lutar pelo primeiro roteiro, mas se deu por vencida.

Lutei com eles por um tempo e depois lhes disse: ‘Bem, vocês têm que me dar uma cena de morte decente e mais uma cena com o Homem de Ferro’

Hall admite que doeu, mas espera que o ocorrido sirva para que as coisas mudem um pouco na indústria. “Foi devastador, mas isso foi há alguns anos. Agora eles têm que ser capazes de vender figuras de ação femininas se derem às mulheres papéis principais. Espero que tudo tenha mudado para melhor”, refletiu.

*Conteúdo Global do AdoroCinema

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.