Sophia @princesinhamt
Música

Globo de Ouro: Repercussão internacional da vitória de Fernanda Torres na premiação

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Noite de glória para o cinema brasileiro. Ontem (5), a atriz Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de “Melhor Atriz em Filme de Drama” por sua atuação no longa do diretor Walter Salles,Ainda Estou Aqui”. Fernanda desbancou grandes nomes de Hollywood, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet, e foi bastante celebrada em seu discurso, mas o que a imprensa internacional achou da vitória inédita da brasileira?

LEIA MAIS

2025 word1

Foto: Instagram @oficialfernandatorres

Esta foi a primeira vez que uma atriz brasileira saiu vencedora de uma categoria de “Melhor Atriz” no Globo de Ouro. A vitória de Fernanda Torres em cima de gigantes de Hollywood repercutiu positivamente no Brasil ao longo da madrugada, manhã e tarde desta segunda-feira (6). Diversos veículos publicaram notícias e resenhas a cerca da premiação e do desempenho da filha de Fernanda Montenegro como Eunice Paiva, personagem que interpreta em “Ainda Estou Aqui”.

Entretanto, o que a imprensa internacional achou da vitória de Torres? Uma artista brasileira levar a melhor em uma categoria que reúne nomes como Angelina Jolie, Nicole Kidman, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson pode soar surpreendente para muitos, no entanto parece que o mundo reconheceu o talento, o potencial e principalmente o merecimento de Fernanda. Alguns ainda indicam uma inclinação para vitória da brasileira no Oscar! Confira!

The Guardian – Reino Unido

“Se a vitória de Demi Moore foi uma surpresa, a de Fernanda Torres foi um verdadeiro abalo. A estrela de Ainda Estou Aqui, o drama de Walter Salles sobre uma mulher que parte em busca de seu marido desaparecido no Brasil, derrotou Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton – e Pamela Anderson – para conquistar o prêmio, sugerindo que a contratação de cerca de 200 novos votantes internacionais pelo Globo de Ouro realmente deu resultado. Será que Torres pode ir ainda mais longe? A Sony parece inclinada a investir novos recursos na campanha pela atriz, cuja mãe – a lendária Fernanda Montenegro – foi indicada há 25 anos por Central do Brasil, e que interpreta a versão mais velha da filha em Ainda Estou Aqui. Esse tipo de detalhe pode ajudar os votantes do Oscar a ficarem ainda mais inclinados a dar a Torres um novo impulso.”

New York Times – Estados Unidos

“Algumas vitórias inesperadas da noite: Fernanda Torres venceu como melhor atriz por Ainda Estou Aqui, Challengers levou o prêmio de melhor trilha sonora original e Demi Moore ganhou seu primeiro Globo de Ouro por sua atuação em The Substance. Este é um grande impulso televisivo para Fernanda Torres, que não entrou na lista longa de ‘Melhor Atriz’ do BAFTA. É uma categoria extremamente competitiva este ano e Torres precisava dessa vitória para continuar na disputa.”

BBC – Reino Unido

“O Globo de Ouro deste ano fez o que essa premiação faz de melhor: mexeu em uma grande corrida pelo Oscar. Demi Moore venceu como melhor atriz em comédia ou musical pelo sátira de terror corporal The Substance, enquanto Fernanda Torres levou o prêmio na categoria de drama pelo filme político brasileiro Ainda Estou Aqui. Ambas as atrizes estavam longe das listas de previsão do Oscar, sendo mencionadas como possibilidades improváveis. Mas suas vitórias inesperadas, somadas ao fato de que ambas fizeram discursos de aceitação emocionantes e eloquentes, agora as colocam firmemente na disputa por indicações.”

Corriere Della Sera – Itália

“Fernanda Torres, a extraordinária protagonista de Ainda Estou Aqui, do diretor brasileiro Walter Salles, vence como melhor atriz em um filme dramático, superando Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet. Ela é a segunda atriz brasileira a ser indicada, sendo que a primeira foi sua mãe, em 1999, por Central do Brasil, também dirigido por Salles. Em Ainda Estou Aqui, Fernanda interpreta Eunice Paiva, esposa de Rubens Paiva, um dos mais famosos desaparecidos políticos do Brasil, sequestrado em 1971 por agentes da ditadura militar para um interrogatório e nunca mais visto.”

Variety – Estados Unidos

“A estrela de Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres, ganhou seu primeiro Globo de Ouro e consolidou seu lugar na temporada de premiações ao levar o troféu de melhor atriz em um filme dramático. Torres, de 59 anos, conseguiu uma grande virada ao conquistar a vitória e parecia estar atônita ao ouvir seu nome anunciado pela apresentadora Viola Davis. (…) Ela se torna a primeira atriz brasileira a vencer o prêmio de melhor atriz em um filme dramático. Sua vitória pareceu especialmente significativa porque sua mãe, Fernanda Montenegro, foi anteriormente indicada na mesma categoria em 1999 por Central do Brasil, que também lhe rendeu uma indicação ao Oscar.”

LEIA MAIS

Revista Vanity Fair chama Fernanda Torres de “ícone global”

Como parte da campanha do filme “Ainda Estou Aqui” rumo ao Oscar 2025, a atriz Fernanda Torres ganhou uma reportagem de destaque na revista norte-americana Vanity Fair. A matéria é intitulada “Com ‘Ainda Estou Aqui’, o ícone brasileiro Fernanda Torres se torna global”. A reportagem é cheia de elogios à atriz e ressalta sua trajetória inclusive nos programas “Os Normais” e “Tapas e Beijos”.

Revista Vanity Fair chama Fernanda Torres de "ícone global"

(Foto: Vanity Fair)

A atriz vencedora do prêmio Cannes está gerando rumores sobre o Oscar por sua atuação reveladora no angustiante filme biográfico de Walter Salles”, diz a Vanity Fair já no subtítulo da matéria. Em outro trecho da matéria, a Vanity Fair destaca a carreira de Fernanda Torres na TV e na literatura. Sobre isso, ela mesma comenta:

“Para ser uma artista moderna atualmente, você tem que estar em muitas vertentes para sobreviver. Se você ficar esperando um convite para um filme ou qualquer coisa assim, você morre. Você tem que se reinventar o tempo todo, então é muito bom envelhecer. Esse é um lado bom de amadurecer”.

Fonte: portalpopline

Sobre o autor

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.