Sophia @princesinhamt
Política

Prefeito de Belo Horizonte é hospitalizado por problemas respiratórios

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O prefeito reeleito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), de 77 anos, foi internado na tarde desta sexta-feira, 3, na , por causa de insuficiência respiratória aguda. O político está sob ventilação assistida, conforme boletim médico divulgado pelo hospital. Exames estão sendo realizados para avaliar sua condição.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, no começo da tarde, a prefeitura informou que ele foi ao Hospital Sarah Kubitschek para avaliar um tratamento de reabilitação com fisioterapia, parte do processo de recuperação do câncer.

Essa é ao menos a quarta internação de Fuad desde sua vitória nas eleições, em outubro de 2024. Em julho, ele havia anunciado ter um linfoma não Hodgkin e, pouco antes do segundo turno, afirmou estar liberado das sessões de quimioterapia.

Na quarta-feira 1º, Fuad tomou posse remotamente em seu novo mandato, ao seguir orientações médicas para evitar aglomerações. Durante a transmissão, ao lado da mulher, Mônica, ele usava máscara e estava afônico. O vice-prefeito, Álvaro Damião (União), presente na cerimônia, leu o discurso de posse do prefeito.

“Muita gente tem me perguntado o porquê de estar aqui, um homem de 77 anos disputar uma pesada eleição em vez de curtir os netos, ficar com a família no sítio ou viajar”, disse Damião, ao ler o discurso de Fuad. “Nos últimos meses, tive que ser hospitalizado, o que aumentou a curiosidade de amigos. A resposta é muito simples, estou aqui por muito amor a essa cidade e a sua gente.”

Fuad Noman - belo horizonte - ato de campanha
Fuad Noman, De Boné E Suspensório, Ao Lado De Apoiadores Durante Ato De Campanha No Primeiro Turno — Belo Horizonte, 5/10/2024 | Foto: Reprodução/Facebook/@Fuadnoman55

Damião, ao ler o texto, demonstrou emoção ao mencionar o agradecimento de Fuad aos médicos e à sua família. Nos últimos dias, rumores surgiram sobre uma possível licença do prefeito para focar em sua saúde. Depois da cerimônia, o vice-prefeito foi indagado sobre a licença do prefeito.

“Não dou opinião sobre o afastamento dele”, disse Damião. “Isso é entre ele, a família e o corpo médico dele. O que ele pode ter certeza é que eu estou aqui para ajudá-lo da forma como achar que deve ser feito.”

Damião ainda afirmou que tem se reunido frequentemente com o prefeito e atua conforme suas orientações. Álvaro Damião, jornalista, assumiu como vice-prefeito depois de deixar o cargo de vereador e licença de suas funções na Rádio Itatiaia e TV Alterosa.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.