Sophia @princesinhamt
Eventos

Documentário sobre luta dos indígenas homenageia cacique vítima de Covid

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Está disponível no YouTube o documentário O Clamor do Guerreiro, que busca conscientizar a sociedade sobre a luta dos povos originários e seus direitos, fazendo referência a vários deles, habitantes de Mato Grosso desde os tempos imemoriais.

A obra é uma grande homenagem ao cacique Domingos Mahoro, grande guerreiro e líder do povo Xavante, vitimado pela Covid-19 em 2020.

Ele era da etnia xavante da terra indígena Sangradouro, na região do município General Carneiro, a 449 km de Cuiabá.

Domingos era presidente da cooperativa indígena do estado e era uma liderança atuante nas causas do povo indígena em Mato Grosso.

Poxoréu é um município que abriga duas grandes nações indígenas. Inclusive, o nome da cidade é uma junção de palavras indígenas.

Atualmente, o município abriga aldeias dos povos Bóe-Bororo e A’uwê Uptabi (Xavante). Eles estão presentes no cotidiano da cidade, mas nem sempre são lembrados pela sociedade com a dignidade histórica que possuem.

O documentário nasceu da ideia de grito mesmo “waradzu” – de pessoa não-indígena, também relembra os Guaicurus, os temidos índios cavaleiros, que habitavam regiões próximas ao Paraguai e foram importantes nas lutas contra os espanhóis.

O Clamor do Guerreiro nasceu no Centro Juvenil, uma instituição salesiana que, além de trabalhar no acolhimento de crianças da cidade, sempre buscou o auxílio aos povos indígenas da região, inclusive proporcionando cursos de formação profissional.

Aos poucos a ideia foi ganhando forma e acabou se tornando um instrumento de luta pelo resgate da honra, pela justa delimitação das terras e por melhores condições de vida, constitucionalmente garantidas a esses brasileiros originais.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.