Via @jornaloglobo | Delegados Federais estão insatisfeitos com cortes no orçamento da Polícia Federal em meio a aumento de demanda e crescimento nos resultados da corporação.
Para 2025, a PF pediu R$ 2,3 bilhões, mas apenas R$ 1,5 bilhão foi aprovado no projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA), o menor orçamento dos últimos três anos.
Diz o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Luciano Leiro:
— É lamentável e extremamente preocupante a situação crítica enfrentada pela PF devido aos sucessivos cortes de orçamento impostos pelo governo, que estão minando gravemente o funcionamento e a capacidade operacional da instituição, resultando não apenas na redução do número de operações, mas também nas precárias condições de trabalho dos policiais federais. A instituição está sendo sucateada com cortes em itens básicos, como racionamento de energia e combustível em alguns casos, além da suspensão de diárias essenciais para a atuação dos policiais, inclusive em operações sensíveis como as forças integradas de combate às facções criminosas e em portos e aeroportos.
Por Lauro Jardim
Fonte: @jornaloglobo