Sophia @princesinhamt
Notícias

Juíza destaca evolução no atendimento Socioeducativo de Rondonópolis

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara de Infância e Juventude de Rondonópolis (213 km de Cuiabá), destacou a evolução dos serviços prestados pelo novo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), que completou, neste mês, um ano de atendimento a menores em conflito com a lei.

Nesta segunda-feira (07.11), a secretária-adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, se reuniu com a juíza, que é corregedora da unidade, e fez uma visita técnica ao novo Centro de Atendimento Socioeducativo do município, a fim de alinhar o atendimento aos menores que estão cumprindo medidas socioeducativas.

Durante a reunião, a magistrada, que está na comarca há 12 anos, elogiou a atual gestão, que vem investindo no Sistema Socioeducativo e tirou os menores de condições insalubres, oferecendo condições mais dignas, que estão previstas pelo Sistema Nacional de Socioeducação (Sinase).

“O socioeducativo realmente era deixado de lado quando eu cheguei aqui. A estrutura era ruim, precária, mas hoje temos uma estrutura muito boa, com uma equipe de socioeducadores comprometida e as necessidades dos nossos adolescentes estão sendo supridas” destacou a juíza.   

“Precisamos destacar, que não precisamos apenas de estrutura física para ser melhor. Com o governo Mauro Mendes, a vinda de mais servidores capacitados começou essa grande mudança. São investimentos em infraestrutura e tecnologia, como as câmeras que vão oferecer mais segurança aos servidores e aos adolescentes”, lembrou Lenice.

Durante o encontro, os representantes do Executivo e do Judiciário elencaram alguns dos projetos que serão implantados na unidade, como uma horta hidropônica e a criação de uma associação para a arrecadação de recursos advindos dos produtos produzidos pelos internos.

2024 word1

Após a reunião, a secretária-adjunta vistoriou a unidade socioeducativa e ouviu os servidores e adolescentes, para avaliar as demandas necessárias. Lenice vai destinar mais aparelhos de TV para as salas de aula e ar condicionado para a climatização do ambiente de trabalho dos servidores.

Ela também conheceu a sala de monitoramento, que terá mais de 60 câmeras distribuídas em diferentes pontos, se tornando a primeira unidade 100% monitorada em Mato Grosso. Este sistema também está sendo instalado em outros centros socioeducativos do estado.

O gestor da unidade, Carlos Heliabe de Almeida Lyra, apresentou um relatório com mais de 20 atividades desenvolvidas para os adolescentes desde a inauguração, por meio de parcerias. Dentre elas, 13 cursos nas áreas de mecânica de máquinas agrícolas e de moto, soldador, informática e barbearia, entre outros, além de oficinas e projetos.  

Carlos Heliabe está à frente da gestão da unidade há sete meses, após a nomeação de 72 agentes socioeducandos. Ele reconhece que o Estado vem cumprindo seu papel, oferecendo melhores condições tanto para os internos quanto para os servidores.

“Para chegar a este resultado, contamos com a sensibilização dos servidores e gestor comprometido, além da parceria com o Judiciário, Defensoria Pública e a sociedade. Os projetos são desenvolvidos sem custo para o estado e são mantidos por membros da sociedade. Isto é muito importante e está fazendo a grande diferença”, destacou Lenice. 

Fonte: GOV MT

2024 word1

A importância do ciclo correto da vacinação contra a poliomielite e as consequências da doença para a criança foi o tema do segundo episódio Podcast MT Conectado do Governo de MT. O assunto foi debatido com a superintendente estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Casa Civil, Tais de Paula, que fez um alerta aos pais e responsáveis.

“Fui diagnosticada com a doença aos dois anos de idade e, com 35, comecei a perder forças e ter a minha mobilidade reduzida em consequência da síndrome pós-pólio, por isso, saibam que, imunizar é importante, mas manter a cobertura vacinal é fundamental”, alertou Tais de Paula.

Erradicada em 1989, a poliomielite volta a causar preocupação após um novo caso ser registrado no Brasil.

“Não estamos conseguindo bater a meta de vacinação no país, pois a procura está muito baixa. Os pais não podem ser negligentes e relaxar com as vacinas, pois isso é acreditar que a doença não vai retornar e os números nos falam o contrário disso”, completou.

Durante o programa, Tais ainda deu detalhes da sua scooter motorizada e partilhou os desafios de conviver com a doença, suas conquistas e sonhos para um futuro breve.

“Somos 24% da população com algum tipo de deficiência e ter esse olhar das políticas públicas voltado para nós é muito significativo. A sobrecarga é grande, mas esse Governo tem procurado atender os quatro cantos de Mato Grosso, como exemplo disso são as inúmeras cadeiras de rodas e aparelhos auditivos já entregues a deficientes”, disse.

A entrevista completa pode ser acessada pelo Youtube e pelo Spotify neste link aqui.

MT Conectado

Lançado no dia 1º de novembro, o MT Conectado é o primeiro da galeria de podcasts elaborados pela Secretaria de Estado de Comunicação, com o objetivo de aproximar o cidadão de temas importantes relacionados ao Poder Executivo, e que impactam diretamente no seu dia a dia.

Os podcast são publicados semanalmente no portal e redes sociais do Governo do Estado de Mato Grosso, Youtube e Spotify.

Fonte: GOV MT

2024 word1

As obras do prolongamento da Avenida Parque do Barbado, em Cuiabá, estão com 30% do seu total executado. Além de proporcionar a melhoria no trânsito de toda a região, a obra executada pelo Governo de Mato Grosso vai garantir qualidade de vida para os cidadãos que moram no entorno do Córrego do Barbado, que será canalizado.

O secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira, destaca que a canalização é um dos aspectos mais importantes da obra. “Vamos devolver a dignidade para os moradores do Pedregal e Renascer, que sofrem com alagamentos e o mau cheiro. Essa obra no Córrego do Barbado também vai garantir mais saúde para a população”, afirma.

Com 700 metros de extensão, o prolongamento da Avenida Parque do Barbado vai ligar a Estrada do Moinho até a Avenida das Torres. A obra prevê a canalização de todo ao longo da avenida, sendo que nos trechos próximos às rotatórias de acesso ele será totalmente coberto.

Até o momento uma das três galerias já foi finalizada, enquanto que a segunda está em andamento. Entre outros serviços já realizados estão a retirada do solo inservível, e compactação. O investimento realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) é da ordem de R$ 14,5 milhões.

A nova avenida que será implantada terá pista dupla, com calçamento dos dois lados, ciclovia em concreto, iluminação em LED e sinalização. 

A avenida será uma nova rota para melhorar a mobilidade entre a Avenida das Torres, Estrada do Moinho e Avenida Fernando Côrrea da Costa. Irá facilitar o trânsito, por exemplo, entre a região da Avenida dos Trabalhadores até a Ponte Sérgio Motta.

2024 word1

A primeira parte da Avenida Parque do Barbado foi originalmente planejada dentro do pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014. Licitada em 2012, a via não foi finalizada dentro do prazo e seguiu em ritmo lento nos anos seguintes. 

A atual gestão do Governo de Mato Grosso retomou as obras em 2019 e entregou a Avenida em janeiro de 2020, com 1,6 quilômetro, iluminação e ciclovia.

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.