Sophia @princesinhamt
Notícias

Ano Novo 2022: Desafios e Perspectivas para o Novo Ano

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Ano Novo é também uma época de festividade, aquela que se inicia nos dias que antecedem o Natal e se estende até o início do novo ano. Enquanto o dia de Natal é geralmente comemorado em casa, tendo à mesa a ceia natalina, junto à família; o ano novo é mais festejado na residência de parentes ou amigos, nos clubes de festas, em viagens, etc., cujo momento da passagem do ano é conhecido como Réveillon.

Marcos Estevão fala sobre Ano Novo

Apesar de ser apenas uma data, há uma conotação histórico cultural de mudança de vida pretendida por todos nós. O desejo de um ano novo que há de nos trazer mais saúde, alegria e sucesso nas finanças é o que move o comportamento de milhões de pessoas ao redor do mundo.

A virada do ano, assim como o Natal, é um momento mágico, em que voltamos os olhos para nós mesmos, para o nosso futuro; é quando incluímos aqueles mais chegados a nós nos nossos desejos. É apenas um dia, que parece ter força para mudar um ano, talvez a vida toda.

Não medimos esforços para correr atrás dos nossos objetivos e é nesse dia que as intenções devem ser lançadas para descortinar o próximo ano e nos presentear com o atingimento de nossas metas. Para isso, rezamos, oramos, fazemos oferendas a Iemanjá, realizamos simpatias, pulamos sete ondas, comemos lentilha, guardamos sementes de uva, vestimos roupas brancas, tudo para alcançar o sucesso esperado no ano vindouro.

Ao lado de nossas expectativas estão nossos temores, como o medo de não conseguirmos realizar nossos propósitos nesse novo ciclo da vida, de não podermos operar mudanças, corrigir erros, buscar acertos.

A esperança existe, mas precisamos tolerar as frustrações daquilo que não conseguirmos alcançar. Precisamos ser resilientes frente às dificuldades em superar determinados momentos da vida. Existem exigências externas assim como autoexigências, cobranças externas e autocobranças, que podem gerar estresse e ansiedade e é importante que aprendamos a lidar com os obstáculos que surgem o tempo todo para evitar maiores consequências emocionais.

Às vezes pretendemos apenas mudar nosso estilo de vida; outras vezes queremos melhorar nossos relacionamentos interpessoais; em muitos casos queremos ser melhor valorizados no trabalho e alcançar uma renda financeira maior. Idealizamos um padrão de sucesso e tentamos chegar a este patamar ou nos frustramos porque achamos que se trata de um padrão inatingível.

Estamos diante de um novo ano, temos à frente recomeços e possibilidades; otimismo e insegurança. Temos o exemplo de experiências passadas, umas boas que nos despertam pensamentos positivos e outras ruins, que nos causam medo e insegurança.

Independente do lado bom e do lado mau, sonhamos com dias melhores e novas conquistas. Então nos reinventamos a cada hora, enfrentamos o desconhecido, mantemos a esperança em dias melhores, valorizamos as conquistas e aceitamos o insucesso causado pelas pedras do caminho. Se formos resilientes, comemoraremos a vitória e, se não galgarmos êxito, simplesmente levantaremos a poeira e seguiremos em frente. É assim, com temores, enfrentamentos, expectativas e esperanças que fortalecemos nossa saúde mental.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.