As capivaras são uma espécie endêmica da América do Sul, mas sua simpatia há tempos conquistou fãs ao redor do mundo. Adaptáveis, elas foram levadas para outros continentes, onde também são celebradas pela fofura que os brasileiros conhecem bem – e, hoje, é possível até mesmo ir para um café inteiramente dedicado a elas no outro lado do planeta.
Em Tóquio, o Café Capyba é uma das opções que estão abrindo pela cidade para tirar um tempinho no meio do dia para saborear um latte enquanto se convive de perto com as capivaras.
Como funciona
A lógica do Capyba é semelhante à de outros estabelecimentos em que animais andam livres entre os clientes – uma fórmula consagrada pelos cat cafés. Ou seja: as capivaras circulam por todo o salão, prontas para receber carinho e até comida dos frequentadores (itens específicos para elas e vendidos à parte; nada de alimentar com lanches humanos!).
Claro que elas são as estrelas do negócio, e também são quem decide o que fazer: caso não estejam muito dispostas a socializar no momento da sua visita, pode ser que não haja muita chance de conviver com elas. A boa notícia é que são duas capivaras residentes, o que dobra a oportunidade de ao menos uma delas estar aberta à “conversa” naquele dia.
Como ir no café das capivaras
O café só atende mediante reserva prévia, que abre 15 dias antes da data disponibilizada. A única maneira de fazer reservas é pelo site, neste link (as informações são traduzidas para o inglês no final da página).
Prepare-se para uma visita rápida: a permanência autorizada no local, por padrão, é de apenas meia hora. Em dias menos concorridos, pode haver tolerância para ficar mais tempo, mas normalmente as filas não dão muita margem para isso. Há uma taxa de admissão de 1.250 ienes (cerca de R$ 50), com pagamento de mais 330 ienes (cerca de R$ 13) para cada 10 minutos extras no local.
Também é importante ficar atento aos e-mails, já que o café pode interromper os atendimentos sem muito aviso prévio caso as capivaras apresentem algum problema de saúde. Nesses casos, os donos oferecem datas alternativas.
O Capyba Café fica em 1-31-3, Sumida-ku, em Tóquio, próximo ao bairro histórico de Asakusa. São apenas dez minutos de caminhada da estação Higashi-Mukojima.
Fonte: viagemeturismo