Sophia @princesinhamt
Turismo

Encontre fontes de água pública rapidamente: apps para localização próxima

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Que a água é um item básico de sobrevivência, não é novidade para ninguém. Mas, quando se está viajando (e batendo perna) pelo exterior, é bem possível acabar se surpreendendo com o tamanho do rombo no orçamento para manter a hidratação em dia – afinal, é muito fácil acumular euros ou dólares gastos em várias garrafinhas ao longo de 24 horas.

Para facilitar a vida dos viajantes, fontes e bebedouros públicos são uma boa opção para encher uma garrafa reutilizável enquanto você percorre seus destinos nas férias. Mas… como encontrá-los? Alguns apps colaborativos tentam ajudar, através de mapas interativos, a chegar até esses lugares. Veja como eles funcionam:

Aplicativos para encontrar fontes

Entre as opções disponíveis nas lojas de aplicativos, o FreeTaps (disponível para iOS e Android) e o AquaFinder (disponível para iOS e Android) estão entre os mais utilizadas atualmente.

O funcionamento dos dois é semelhante: usuários podem sugerir a localização de fontes e bebedouros públicos em diferentes lugares do mundo, com informações de coordenadas geográficas ou endereços que permitem encontrá-los em um mapa.

No FreeTaps, donos de bares e restaurantes também podem marcar seu endereço caso estejam dispostos a oferecer um copo d’água gratuito aos passantes.

freetaps-app
Reprodução de uma das telas do FreeTaps, indicando localizações de fontes (FreeTaps/Reprodução)

A partir daí, é possível integrar essas informações com outros apps – como o Google Maps ou um aplicativo de transportes – para determinar a melhor rota até aquele ponto a partir de onde você está. Em alguns casos, as fontes também têm “avaliações” de outros usuários do app, o que dá mais segurança na hora de determinar se o local realmente está funcionando e se a qualidade da água é realmente aceitável.

Na tela inicial do AquaFinder, o app localiza as fontes próximas ao local em que a pessoa está – mas, para “desbloquear” a visualização, é preciso assistir a um anúncio.

Já no FreeTaps, é exibido logo de cara um mapa-múndi que o usuário pode vasculhar por conta própria. Embora o app tenha informações de fontes ao redor do globo, inclusive no Brasil, de longe o país com mais informações é a França, que foi onde o aplicativo surgiu – por lá, são mais de 20 mil pontos de água identificados no mapa.

Pontos de atenção

As fontes públicas indicadas nos aplicativos fornecem água potável, ou seja, segura para o consumo. No entanto, vale sempre ter um cuidado extra em relação às condições de higiene e limpeza da própria fonte ou bebedouro. A água que vem no encanamento até pode ser limpa, mas pode sofrer algum tipo de contaminação na parte final do trajeto, ainda mais em locais públicos com pouca fiscalização.

Além disso, lembre-se que se tratam de apps colaborativos, com muitas fontes que não foram necessariamente verificadas por outros usuários. Vale ficar de olho nas placas ao redor quando chegar no lugar, que por vezes podem trazer alguma informação a mais sobre a segurança de tomar aquela água.

Leia mais dicas em Manual do Viajante

Fonte: viagemeturismo

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.