O evento marca também os nove anos do projeto, que tem como objetivo resgatar e valorizar as histórias de pessoas negras e indígenas que contribuíram para a identidade da capital mato-grossense.
Cristóvão Luiz, coordenador do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) e um dos idealizadores da Rota da Ancestralidade, ressalta a importância do projeto para a valorização do legado dessa população tradicional. “A Rota da Ancestralidade não é apenas um passeio cultural, é uma oportunidade de resgatar memórias apagadas e dar protagonismo às histórias de negros e indígenas que ajudaram a construir Cuiabá. Convidamos a todos a vivenciar essa experiência única e celebrar nossas raízes”, afirma.
A Rota da Ancestralidade tem se consolidado como um projeto de relevância cultural e educativa em Cuiabá. O percurso propõe uma ressignificação dos nomes de ruas e praças, além de homenagear figuras históricas que representam a luta e a resistência dos povos negros e indígenas.
A edição da Rota da Ancestralidade em alusão ao mês da Consciência Negra é um projeto realizado pelo Instituto técnico de Educação, Esportes e Cidadania -Iteec Brasil e produzido pela Bemtivi Academia de Arte, com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá, do Comitê de Cultura de Mato Grosso e da Cia Cena Onze.
Rota da Ancestralidade – especial Mês da Consciência Negra
Data: 27 de dezembro (sexta)
Horário: Concentração às 16h; início do evento às 17h
Local: Praça da Mandioca, Centro Histórico de Cuiabá
Participação gratuita
Mais informações: @rotadaancestralidade
Fonte: leiagora