Sophia @princesinhamt
Notícias

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto com temas de compositores latino-americanos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word2

A Orquestra CirandaMundo apresenta, nesta quinta-feira (10.11), o concerto “Ares de Latinoamérica”. A apresentação será às 20h, no Cine Teatro Cuiabá. O concerto é composto por temas clássicos de importantes compositores latino-americanos, além de música brasileira e ritmos regionais, inclusive uma série de rasqueado cuiabano arranjados especialmente para a orquestra.

Os ingressos são limitados e podem ser retirados antecipadamente na Casa de Bem-Bem (Rua Barão de Melgaço, 3963 – Centro), do Instituto Ciranda, basta levar dois quilos de alimento não perecível para doação. E também podem ser retirados no dia da apresentação, a partir das 19h, no Cine Teatro Cuiabá.

O repertório reúne obras de grandes nomes latino-americanos, como o tango “Milonga del Angel”, do argentino Astor Piazzolla; e duas composições do mexicano Arturo Márque, bem como a série de rasqueados cuiabanos e outros ritmos populares em Mato Grosso, expressos nos temas “Merceditas”, “Chalana” e “Trem do Pantanal”.

Como “Ares de Latinoamérica” é um concerto que transita entre ritmos regionais, brasileiros e continentais, o maestro Murilo Alves ressalta seu potencial de tocar o público. “Uma música mais conectada com a gente, com as questões atuais, com o nosso povo, com a fronteira, enfim, é um repertório bem rico e quem for vai poder vivenciar uma experiência musical incrível”.

Este é o primeiro de uma série de seis concertos promovidos pelo Governo do , por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Todas estas apresentações serão no Cine Teatro Cuiabá.

Serviço

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto “Ares de Latinoamérica”
Local: Cine Teatro Cuiabá
Data: 10 de novembro, às 20h
Ingresso: Doação de 2 kg de alimento não perecível (os ingressos podem ser retirados antecipadamente, na Casa de Bem-Bem, ou no dia da apresentação, a partir das 19h)

*Com informações da Assessoria

Fonte: GOV MT

2024 word2

Prestes a embarcar com o governador Mauro Mendes e comitiva para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP-27), em Sharm El-Sheikh, no Egito, nesta quarta-feira (09.11), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, recebeu o convite da embaixatriz do Brasil na Síria, Claudia Jacy Barenco Abbas, para desenvolver o Encontro de Mulheres de Negócio no próximo ano em Cuiabá e, posteriormente, em Dubai, cidade nos Emirados Árabes.

“Gostaria de parabenizar ao governador Mauro Mendes e a pela reeleição. Isto demonstra que estão fazendo um excelente trabalho para minha terra natal, Mato Grosso. Seria uma alegria recebê-la aqui nos Emirados. Temos admiração pelo trabalho social que a senhora executa, essa experiência podemos aplicar no mundo dos negócios, porque também temos esse compromisso com a sociedade. Contamos com seu apoio para desenvolver o encontro entre Mulheres de Negócio de Mato Grosso no início do próximo ano e em Dubai”, disse a embaixatriz na mensagem.

A primeira-dama do estado aceitou o convite da embaixatriz, e, logo que retornar com o governador da COP-27, vai dar início aos preparativos do encontro. “Será um prazer receber a embaixatriz em nosso estado, com certeza, vamos tratar das pautas direcionadas às mulheres tanto nos negócios quanto em políticas públicas. Estou animada com nosso encontro”, ratificou Virginia Mendes.

De acordo com a embaixatriz, a presidente do Conselho de Mulheres de Negócios dos Emirados Árabes, Farida Abdulla Kamber Al Awadhi, também aceitou o convite para coordenar o encontro entre Mato Grosso, Dubai e Síria. 

“Em março, durante a Expo Dubai, organizei o Fórum entre empreendedoras e do Mundo Árabe, em especial Síria e Emirados. Na oportunidade, a presidente do Conselho de Mulheres participou conosco. A boa notícia que dei à primeira-dama do estado é que temos a confirmação da colaboração da presidente. Esse encontro será exclusivo para mulheres do estado de MT e do mundo árabe. Posteriormente, vamos nos reunir em Dubai”, explicou a embaixatriz.

Para Virginia Mendes, o intercâmbio vai proporcionar um avanço no mundo dos negócios e na esfera social. “A finalidade do encontro é a interação de empresárias brasileiras e árabes, e empreendedoras que tenham responsabilidade social dispostas a discutir suas experiências, projetos futuros e suas contribuições sociais dentro de suas áreas de negócios”, argumentou Virginia.

“Já estive em Dubai pelo menos cinco vezes, é um lugar que atrai os olhares do mundo todo pela sua arquitetura e modernidade, podemos construir projetos de interesse social com base nos exemplos aplicados nos Emirados”, destacou a primeira-dama de Mato Grosso.

Conforme anunciado na COP-27, nesta segunda-feira (07.11), pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP-28), será na cidade dos Emirados Árabes.

“Estamos animadas para organizar o encontro em Dubai para o mesmo da COP-28”, adiantou a embaixatriz.

Fonte: GOV MT

2024 word2

A juíza Maria das Graças Gomes da Costa, da Vara de Infância e Juventude de Rondonópolis (213 km de Cuiabá), destacou a evolução dos serviços prestados pelo novo Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), que completou, neste mês, um ano de atendimento a menores em conflito com a lei.

Nesta segunda-feira (07.11), a secretária-adjunta de Justiça, Lenice Barbosa, se reuniu com a juíza, que é corregedora da unidade, e fez uma visita técnica ao novo Centro de Atendimento Socioeducativo do município, a fim de alinhar o atendimento aos menores que estão cumprindo medidas socioeducativas.

Durante a reunião, a magistrada, que está na comarca há 12 anos, elogiou a atual gestão, que vem investindo no Sistema Socioeducativo e tirou os menores de condições insalubres, oferecendo condições mais dignas, que estão previstas pelo Sistema Nacional de Socioeducação (Sinase).

“O socioeducativo realmente era deixado de lado quando eu cheguei aqui. A estrutura era ruim, precária, mas hoje temos uma estrutura muito boa, com uma equipe de socioeducadores comprometida e as necessidades dos nossos adolescentes estão sendo supridas” destacou a juíza.   

“Precisamos destacar, que não precisamos apenas de estrutura física para ser melhor. Com o governo Mauro Mendes, a vinda de mais servidores capacitados começou essa grande mudança. São investimentos em infraestrutura e tecnologia, como as câmeras que vão oferecer mais segurança aos servidores e aos adolescentes”, lembrou Lenice.

Durante o encontro, os representantes do Executivo e do Judiciário elencaram alguns dos projetos que serão implantados na unidade, como uma horta hidropônica e a criação de uma associação para a arrecadação de recursos advindos dos produtos produzidos pelos internos.

2024 word2

Após a reunião, a secretária-adjunta vistoriou a unidade socioeducativa e ouviu os servidores e adolescentes, para avaliar as demandas necessárias. Lenice vai destinar mais aparelhos de TV para as salas de aula e ar condicionado para a climatização do ambiente de trabalho dos servidores.

Ela também conheceu a sala de monitoramento, que terá mais de 60 câmeras distribuídas em diferentes pontos, se tornando a primeira unidade 100% monitorada em Mato Grosso. Este sistema também está sendo instalado em outros centros socioeducativos do estado.

O gestor da unidade, Carlos Heliabe de Almeida , apresentou um relatório com mais de 20 atividades desenvolvidas para os adolescentes desde a inauguração, por meio de parcerias. Dentre elas, 13 cursos nas áreas de mecânica de máquinas agrícolas e de moto, soldador, informática e barbearia, entre outros, além de oficinas e projetos.  

Carlos Heliabe está à frente da gestão da unidade há sete meses, após a nomeação de 72 agentes socioeducandos. Ele reconhece que o Estado vem cumprindo seu papel, oferecendo melhores condições tanto para os internos quanto para os servidores.

“Para chegar a este resultado, contamos com a sensibilização dos servidores e gestor comprometido, além da parceria com o Judiciário, Defensoria Pública e a sociedade. Os projetos são desenvolvidos sem custo para o estado e são mantidos por membros da sociedade. Isto é muito importante e está fazendo a grande diferença”, destacou Lenice. 

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.