Sophia @princesinhamt
Política

Viagens internacionais de Lula: Japão e França no roteiro para 2025

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente deve realizar menos viagens internacionais em 2025 em comparação aos anos anteriores do seu 3º mandato. Por enquanto, o petista deve visitar Japão e no fim de março, e França, no início de junho. 

Lula esteve por 88 dias no exterior desde que voltou à presidência em 2023. Ao todo, ele visitou 5 continentes ao passar por 32 países em 24 viagens. O petista, no entanto, tem diminuído o ritmo das viagens . Em 2023, Lula permaneceu 62 dias fora do Brasil. Em 2024, esse índice caiu para 26.

Logo que voltou ao poder, o presidente disse que uma de suas prioridades seria “recolocar o Brasil na geopolítica internacional”. Lula prometia recuperar a imagem externa do país. Por vezes, sua assessoria insistiu em dizer que ‘o Brasil voltou’. A expressão era uma estratégia de ataque ao governo anterior. 

Em seu mandato, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) optou por ser mais criterioso na escolha da agenda externa. Além de evitar compromissos sem efetiva eficiência do ponto de vista diplomático, Bolsonaro preocupou-se em reduzir gastos públicos.

Lula, ao contrário, aumentou o número de viagens e as despesas decorrentes dos serviços de transporte e acomodação de grandes comitivas, especialmente em lugares mais nobres, como Ásia e Europa. Por isso, o petista e seus aliados estiveram em eventos como a cúpula do G20 e a reunião do Brics.

Além do itinerário internacional, o presidente dedicou parte do tempo em 2024 a viagens dentro do Brasil. O objetivo era fazer promoção de obras para, principalmente, ajudar prefeitos aliados e integrantes de sua base nas eleições municipais. 

+

Em 2025, além do já planejado, Lula deverá participar das reuniões do G20, na África do Sul, e do Mercosul, na Argentina. Também planeja ir à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos. 

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.