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Turismo

Barulho misterioso em aviões: viajantes intrigados com PTU ou latido?

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Ouvir um barulho inesperado dentro de um avião costuma causar arrepios em muitos passageiros – especialmente se você é daqueles que já fica nervoso em viagens aéreas, mesmo quando nada fora do script acontece.

Mas é bom se acostumar – e se tranquilizar – com um ruído recorrente em algumas aeronaves atuais. Há quem ouça um cachorro latindo, um serrote em ação ou, para os que preferem ficar no universo dos aviões mesmo, uma “hélice emperrada”. Talvez a descrição não ajude muito, então vai um vídeo para você lembrar do que estamos falando:

@aviacaoem1m1nuto

O som da PTU. Um dos sons que você também pode ouvir antes da decolagem, e até mesmo após o pouso, é o famoso latido dos Airbus. Isso é o sistema hidráulico da aeronave, há um dispositivo chamado unidade de transferência de pressão, ou PTU, que equilibra a pressão entre os três sistemas hidráulicos e faz aquele lindo ruído. #aviao #aviação #airbus #a320 #ptu

♬ som original – aviacaoem1minuto

Esse barulho é causado pela chamada PTU (Power Transfer Unit ou, em português, “unidade de transferência de energia”), um dispositivo que tem a função de equalizar os sistemas hidráulicos em alguns Airbus da família A320.

Ok, mas o que isso significa?

De forma simplificada, os aviões A320 contam com três sistemas hidráulicos independentes que operam a uma determinada pressão hidráulica (3000 PSI). Quando há uma diferença significativa entre dois desses sistemas (superando os 500 PSI), o PTU é acionado para garantir a pressurização adequada do lado afetado.

Ou seja: trata-se de um procedimento absolutamente normal e que busca otimizar o funcionamento da aeronave. Quando o PTU é acionado, ele simplesmente está garantindo que o avião siga operando como deveria, e em segurança.

O som pode ocorrer em qualquer situação de diferença de pressão, mas é muito comum que você escute no taxiamento, pois o PTU é acionado em situações relacionadas ao trem de pouso e também quando um dos motores já foi desligado para a aterrissagem. Essas situações acabam gerando o desequilíbrio e a necessidade de equalizar novamente o sistema.

Por que não ouço isso em outros aviões?

Cada aeronave é construída com uma engenharia própria que faça sentido em termos de custos, segurança e efetividade. Seja por ter um melhor isolamento, por fazer os sistemas hidráulicos operarem de forma mais independente ou por integrar a energia só em situações de emergência, o ruído característico do PTU é bem mais raro (ou ausente) em outros tipos de aviões, mesmo outros Airbus.

Mas diferentes aeronaves têm usado sistemas parecidos ao longo dos tempos – passageiros mais experientes talvez lembrem de um “latido” similar no taxiamento do velho MD-11, muito utilizado em viagens intercontinentais nos anos 90 e 2000. Ainda mais antigo, o DC-10 também empregou tecnologia semelhante.

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Fonte: viagemeturismo

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