Puno é o destino certo para conhecer o famoso Lago Titicaca pelo lado peruano do mapa. Mas a cidade situada a 3,8 mil metros de altitude às margens do famoso corpo d’água no topo dos Andes nem sempre costuma ser incluída em roteiros pelo Peru – afinal, não há voos diretos saindo de Lima, e uma jornada desconfortável de ônibus morro acima leva quase um dia inteiro.
A melhor maneira de passar por Puno geralmente é fazer uma esticada a partir de Cusco – esta, sim, um destino bem frequentado por viajantes internacionais, em especial quem tem Machu Picchu nos planos. E é aí que entra um dos passeios mais cênicos que o país dos incas tem a oferecer: o PeruRail Titicaca, uma luxuosa linha de trem entre Cusco e Puno, com tempo (e conforto) de sobra para testemunhar as paisagens andinas.
Como é a viagem
Ao todo, o PeruRail Titicaca percorre o trajeto em 10 horas e meia. O tempo, que muitas vezes pode ser um impeditivo, nesse caso é o que dá mais força à experiência: além de contar com janelões panorâmicos e um vagão-observatório dedicado exclusivamente à observação da paisagem (tem até varanda para tomar um vento e sentir o ar da montanha), a linha é pródiga em atrações a bordo e paradas que valem a pena ao longo do caminho.
Puno é conhecida informalmente como a capital folclórica do Peru, e isso fica claro nos shows culturais que passam a bordo ao longo da viagem. No vagão-bar, além de coquetéis diversos à escolha do viajante, há a possibilidade de fazer uma degustação do pisco sour, o drink nacional. E, é claro: a viagem também inclui um almoço gourmet com o melhor da culinária peruana, em três pratos.
Atrações dentro e fora do trem, já que uma das maiores graças é apreciar as vistas únicas que o trajeto oferece. Quando se está chegando a Puno, um dos grandes destaques é a visão imponente do próprio Titicaca, conforme a viagem se aproxima do final. No meio do caminho, também há uma parada em Abra La Raya, um vilarejo que é o ponto mais alto da jornada, a 4,3 mil metros de altitude.
Embora seja mais comum fazer o trajeto de Cusco a Puno, o trem oferece passeios turísticos nos dois sentidos, e é possível fazer o trajeto de volta a bordo. Cada passageiro pode levar até duas bagagens, dentro de um limite de 23 kg (somados).
Confira outras informações no site.
Quanto custa
Ao contrário de outros trens de luxo, no PeruRail Titicaca há uma categoria única para todos os passageiros. Em ambos os sentidos, a viagem custa US$ 270 por pessoa, saindo entre 7h30 e 7h50, conforme o dia. É importante observar que o serviço não é diário, com as viagens em cada sentido ocorrendo em dias alternados durante a semana. Confira com antecedência as datas disponíveis na época de sua viagem.
Bilhetes podem ser adquiridos pela página de reservas da PeruRail, selecionando Cusco e Puno como origem e destino (ou vice-versa). Fique atento: como a empresa tem outros trens que percorrem esse trecho, confira se você está selecionando o PeruRail Titicaca.
Fonte: viagemeturismo