A partir de 1º de janeiro de 2025, o Vale-Pedágio obrigatório vai entrar na era digital e será exclusivamente eletrônico. Isso mesmo: nada mais de cartões, cupons ou papéis. Agora, será tudo feito com as TAGs eletrônicas.
VEJA TAMBÉM:
• Novo sistema de pedágio no Brasil enfrentará vários desafios, diz especialista
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) através da Resolução nº 6.024, e está sendo implementada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) no Estado de São Paulo. A ideia é simplificar, modernizar e trazer mais eficiência para quem vive na estrada.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Mas o que isso muda na prática? Com as TAGs, a passagem nas praças de pedágio será muito mais rápida e tranquila. Você já não vai precisar ficar na fila nem perder tempo com pagamentos manuais. Isso significa mais agilidade no seu trajeto, mais economia de tempo e uma logística mais previsível.
Além disso, essa novidade garante mais segurança para o motorista e para a carga transportada. O sistema eletrônico melhora a fiscalização do pagamento antecipado do Vale-Pedágio obrigatório, oferecendo mais conformidade com as regras e, facilitando a vida tanto dos transportadores quanto dos embarcadores.
E tem mais: essa mudança já se conecta às novas tecnologias, como o pedágio automático Free Flow, que está chegando para deixar as rodovias ainda mais modernas.
Fonte: autoo