O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma nota em que diz acompanhar “com muita atenção” o . O acidente ocorreu neste domingo, 22, e deixou até o momento dois mortos e 12 desaparecidos.
“Acompanho com muita atenção os desdobramentos da queda da Ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, entre os Estados do Tocantins e Maranhão”, declarou Lula. “O ministro Renan Filho está no local com os governadores do Maranhão, Carlos Brandão, e do Tocantins, Wanderlei Barbosa.”
Ainda segundo o presidente, autoridades nacionais e locais estão na região para “prestar toda ajuda do governo federal na retomada do resgate das vítimas e na apuração sobre o ocorrido”. “Meus sentimentos aos familiares das vítimas”, acrescentou.
As duas vítimas do desabamento da ponte estavam trafegando no local de moto. Trata-se de uma mulher de 25 anos e um homem de 42 anos. Ao todo, quatro caminhões e duas motocicletas caíram no Rio Tocantins.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Estreito (MA), dois caminhões que caíram da Ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira estavam carregados de ácido sulfúrico.
Ainda segundo a corporação, os dois veículos estão submersos no Rio Tocantins, sem informações precisas sobre o número de ocupantes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Tocantins relatou que as buscas subaquáticas foram parcialmente suspensas depois da identificação de vazamento de produtos perigosos, além do ácido sulfúrico.
Mesmo com a interrupção das operações de mergulho, as buscas continuam na superfície com o uso de embarcações.
Durante o fim de semana, Lula também se manifestou sobre dois acidentes que ocorreram em (MG) e (RS). No município mineiro, ao menos , que envolveu um ônibus, uma carreta e um carro.
“Lamento imensamente e envio minhas orações aos familiares das mais de 30 vítimas fatais do acidente em Teófilo Otoni, Minas Gerais”, declarou Lula, sobre o acidente que ocorreu no sábado 21. “Rezo pela recuperação dos sobreviventes dessa terrível tragédia.”
No domingo 22, o petista soltou um pronunciamento sobre o . Lula disse prestar “solidariedade” às famílias das vítimas.
“Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais [sic] da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul”, escreveu Lula. “Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação.”
O petista também destacou que a Força Aérea Brasileira (FAB) investiga as causas do acidente. “O governo federal está à disposição do governo do Estado e autoridades locais para esclarecermos o mais breve possível”, acrescentou.
Fonte: revistaoeste