No mês de dezembro, a Reserva Natural Salto Morato completa 30 anos. Criada em 1994 e mantida desde então pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, está localizada em Guaraqueçaba, litoral norte do Paraná, a 172 quilômetros de Curitiba. Situada em uma região reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a reserva apresenta uma área conservada de 2.253 hectares, que contribui para a proteção da Mata Atlântica, o bioma mais ameaçado pelo desmatamento no Brasil.
Ao longo desses 30 anos, 56 hectares que estavam degradados no momento da aquisição da reserva foram restaurados – área que antes era ocupada por pastos para a criação de búfalos. Ali, já foram identificadas 324 espécies de aves, 36 de répteis, 102 de mamíferos, 54 de anfíbios, 69 de peixes e 693 de plantas.
A Unidade de Conservação se destaca também como rota de observação de aves – com 16% das 1.971 espécies conhecidas no Brasil e 36,2% das 893 aves registradas na Mata Atlântica. Entre as espécies avistadas em Morato estão a jacutinga (Aburria jacutinga), o jaó-do-sul (Crypturellus noctivagus) e o tangará-dançarino (Chiroxiphia caudata), conhecido pela dança de cortejo envolvendo vários machos, ritual registrado no documentário Nosso Planeta (disponível na Netflix), com imagens gravadas na Reserva.
Atrativos e estrutura
Entre os principais atrativos da reserva está a cachoeira que dá nome ao local: o Salto Morato, com mais de 100 metros de altura. O acesso é possível por meio de uma trilha de 1.500 metros, classificada como leve, com duração aproximada de duas horas para ir e voltar. No percurso, o visitante pode conhecer e mergulhar em um aquário natural. Outra opção é a Trilha da Figueira by Arbo, que leva o visitante até uma enorme árvore centenária que forma uma ponte-viva sobre o Rio do Engenho. O caminho de cinco quilômetros em meio à floresta, classificado como de nível médio, é feito em cerca de três horas.
As crianças têm ainda uma opção de aventura preparada especialmente para elas: a Trilha das Brincadeiras. Com percurso de aproximadamente 500 metros, a atração conta com diferentes experiências e atividades lúdicas que colocam a garotada em contato com a natureza. Nela, os pequenos passam por “desafios”, como a cabana de madeira, o túnel da cigarra e a perna de pau.
A Reserva Natural Salto Morato possui um Centro de Visitantes com diferentes informações para que o turista conheça mais a região em que está. Oferece ainda estrutura de camping, com capacidade para até 12 barracas, contendo banheiros, chuveiros com água quente, churrasqueira, sistema Wi-Fi e acesso ao rio. Para visitar a Reserva é necessário adquirir o ingresso no site.
Serviço
Onde? Rodovia PR, 405 – Comunidade Morato Guaraqueçaba
Quando? Terça-feira a domingo, incluindo feriados, das 8h30 às 16h.
Quanto? R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Compras e reservas pelo site.
+ Saiba mais sobre Guaraqueçaba, Salto Morato e Ilha do Superagui
Fonte: viagemeturismo