A Casa de Cultura de Campo Grande foi palco, nesta terça-feira (19), do lançamento de “Inspiratório”, um projeto multifacetado do artista visual sul-mato-grossense Raique Moura. O evento reuniu amantes das artes que foram conferir de perto a proposta que une livro, exposição, oficinas e tecnologia para democratizar o acesso às artes visuais.
O projeto “Inspiratório” apresenta um mergulho nas diferentes fases dos 13 anos de carreira de Raique Moura, reunindo mais de 100 obras em um livro com 120 páginas, cuidadosamente diagramado por Filipe Lampejo, vencedor do Grammy Latino pelo álbum “Abaporu” (2017).
Além disso, conta com curadoria de Vinícius de Souza e Gil Esper, que ajudaram a conectar as diversas linguagens e técnicas do artista.
O evento destacou a proposta do projeto de ampliar o alcance da arte através de diversos formatos.
Além do livro impresso, “Inspiratório” oferece um e-book pocket gratuito, um site com uma galeria virtual das obras e um curta documentário que detalha o processo criativo de Raique Moura.
“Quando ele começou a ganhar estrutura, quando a gente vê o primeiro boneco dele, foi um dos momentos mais especiais, porque você tem dimensão do que aquilo está se tornando”, explicou o artista durante o lançamento.
Com financiamento do FIC (Fundo de Investimentos Culturais), do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, foram impressos 1.000 exemplares do livro, dos quais 600 serão distribuídos gratuitamente em escolas, universidades, bibliotecas e instituições culturais.
“Este extra do projeto foi uma forma de pensar em expandir esse universo de alcance mesmo”, destacou Raique.
O projeto também inclui oficinas de desenho, com datas a serem divulgadas, voltadas para o público geral, especialmente crianças, adolescentes e jovens interessados em desenho e ilustração. Veja as obras do artista no post abaixo:
“As oficinas que a gente vai realizar ainda, é uma parte que a gente vai entrar numa imersão com base no meu trabalho prático e digital”, reforçou o artista.
Raique Moura.
Fonte: primeirapagina