Sophia @princesinhamt
Notícias

Dengue em Mato Grosso: 39 mortes registradas em 2024, tornando-o o 11º estado com mais óbitos

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Christinny dos Santos

Da redação

Mato Grosso registrou 38.068 casos confirmados e 39 mortes por dengue do tipo 1,2 e 4, em 2024. Conforme dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, o estado é 11º no ranking de unidades da federação com mais mortes pela doença. Além disso, MT figura como o 12° estado com maior incidência no Brasil. No total foram registradas 58.264 arboviroses no estado, contando com Zika e Chikungunya.

O último informe epidemiológico semanal da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (Ses-MT), publicado em 19 de dezembro, registrou 75.843 notificações de dengue, sendo que destes 42.886 foram registrados como prováveis e mais de 38 mil confirmados, o que não significa que estes outras 4.818 foram descartados.

Na verdade, estes 4 mil casos podem ser apenas inclusivos, quando há investigação para confirmação ou não, ou “ignorados”, quando por algum motivo a equipe de saúde não conseguiu acompanhar a evolução da doença.

As mortes por dengue foram registradas em 24 municípios do estado, sendo que a cidade onde mais houve óbitos pela doença foi Pontes e Lacerda, com 8, seguida por Cuiabá, com 5, Tangará da Serra, com 3, e Primavera do Leste, com 2. Alta Floresta, Alto Garças, Arenápolis, Aripuanã, Campinápolis, Campos Verde, Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Confresa, Jaciara, Jauru, Lucas do Rio Verde, Matupá, Nova Lacerda, Nova Olímpia, Santa Rita do Trivelato, São José do Povo e São José do Rio Claro registraram uma morte cada.

Ainda com relação à dengue, com 39 óbitos, o estado figura como o 11º com mais mortes no país, sendo que os primeiros são: São Paulo (1.998), Minas Gerais (1.112) e Paraná (729). Apesar de o número não parecer tão estarrecedor como de outras unidades da federação, ainda é preocupante, uma vez que MT está em 12º no ranking de coeficiente de incidência, com 1177,4.

Isto significa que a frequência de novos casos da doença e o risco da população mato-grossense de desenvolvê-la é muito alta. Conforme o Painel do Ministério da Saúde, 91,18% dos casos graves registrados até agora evoluíram para óbito.

Outras arboviroses

Foram registrados 20.752 casos de outras arboviroses no estado, sendo 317 de Zika e 20.435 de Chikungunya. Por esta última, ocorreram 12 óbitos no estado, nos seguintes municípios: Tangará da Serra (07), Sorriso (02), Cáceres (01), São José do Rio Claro (01) e Várzea Grande (01).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  –  GRUPO 2  –  GRUPO 3

Fonte: unicanews

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.