Sophia @princesinhamt
Turismo

Descubra Jaciara: Guia Completo da Cidade para Mudar sua Rota

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Se gosta de explorar e conhecer novos lugares, mas está cansado dos mesmos destinos turísticos, bem-vindo a mais um episódio da série “Mudando a Rota”, do Primeira Página. Na reportagem anterior, falamos sobre a cidade “praiana” de São Félix do Araguaia, e hoje vamos conhecer as aventuras escondidas em um município que fica pertinho da capital mato-grossense: Jaciara.

Prepare seu carro, ou a passagem de ônibus, e vamos juntos colocar o pé na estrada. Todos os dias, você vai conhecer uma cidade diferente, até porque, em um estado com mais de 140 municípios, o que não faltam são opções incríveis. (Veja as cidades que já passaram pelo nosso roteiro no final da reportagem)

Jaciara

De mirante de vidro, cachoeiras a esportes radicais, Jaciara, a 142 km da capital mato-grossense, pode te surpreender. Localizada ao sul de Mato Grosso, a cidade é pertinho da capital e esconde boas aventuras.

A começar pelo Mirante de Vidro, inaugurado há um ano. Com 30 metros de altura e uma vista panorâmica deslumbrante do Rio Tenente Amaral, o local se tornou um dos principais atrativos turísticos da cidade.

O mirante, localizado na Avenida Coroados, no centro de Jaciara, tem entrada gratuita e conta ainda com uma estrutura metálica de proteção, academia infantil, academia ao ar livre, banheiros, quiosques e iluminação.

Cortada pela BR-364, que encontra a MT-457 e a MT-344, Jaciara é um paraíso para os amantes da natureza e da aventura. Com 86 cachoeiras catalogadas, o município, famoso pelas águas termais, também é conhecido por suas temporadas de esportes radicais.

A Cachoeira da Fumaça é a mais procurada para a prática do rafting e é um dos pontos turísticos que mais atraem turistas no município.

Se tiver vontade de aprender o esporte, o Primeira Página já conversou com Hilton Figueiredo, que é instrutor formado pela ACA (American Canoe Association) e promove todos os meses em Jaciara o curso ACA de canoagem em águas brancas. Leia mais: Saiba onde aprender a praticar rafting e canoagem em MT.

O turismo de Jaciara foi ainda mais valorizado e facilitado com a recuperação da MT-457, conhecida como Estrada Parque, por onde é possível ter acesso à Cachoeira da Fumaça, assim como à Cachoeira da Mulata e a diversos balneários.

Além de dezenas de cachoeiras e águas termais, Jaciara abriga rios cristalinos, sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de quatro mil anos, piscinas naturais, cânions, cavernas, grutas, trilhas e uma fauna e flora abundantes.

A 15 km da cidade de Jaciara (12 km pela BR-364 mais 3 km por estrada de terra), o Vale das Perdidas é um sítio arqueológico onde foram encontradas pinturas rupestres cujos estudos indicam que as inscrições são datadas entre 3.610 e 4.620 anos.

O Vale das Perdidas localiza-se na Fazenda Castanheira e, em sua trilha de acesso, também existe uma cachoeira com local para banho. O contato com uma operadora de turismo local é obrigatório para garantir a segurança e a qualidade da experiência de visitação do turista.

Por entre galerias esculpidas no arenito milenar, a Caverna que Chora reserva uma experiência única para os visitantes de Jaciara. Salões que são verdadeiros monumentos geológicos nos brindam com a biodiversidade e uma incrível cachoeira, a Cachoeira do Rejuvenescimento.

A caverna possui 700 metros de comprimento e, em seu entorno, uma vegetação arbustiva com moderada presença de fauna.

História

Jaciara se tornou uma cidade em 1958 e completa 66 anos nesta sexta-feira, 20 de dezembro.

De acordo com a Prefeitura de Jaciara, os vestígios mais antigos existentes no município são as pinturas rupestres encontradas no Vale das Perdidas, descobertas pelos arqueólogos franceses Denis Vialou e Águeda Vilhena Vialou em 1984.

Outras pistas mais recentes são de uma antiga aldeia dos índios Bororos, que provavelmente residiam na região no ano estimado de 1877.

Em 1947, após inúmeras visitas a Mato Grosso, uma família de agricultores e empresários do interior de São Paulo constituiu uma sociedade chamada CIPA (Colonizadora Industrial, Pastoril e Agrícola Ltda), dando início ao processo de efetiva colonização da cidade de Jaciara. Em 1950, foi elaborado o projeto de urbanização.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.