Com o relançamento da novela “Chiquititas”de 1997 no Brasil, um tópico sensível voltou à tona: o elenco mirim não cantava de verdade. As crianças atuavam e dançavam nos clipes e nos shows, mas sempre dublando as vozes de outras pessoas. Enquanto os atores gravavam a novela, os álbuns eram gravados por outros artistas. No maior estilo Milli Vanilli.
O primeiro álbum de “Chiquititas” – com os sucessos “Remexe”, “Mentirinhas” e “Tudo Tudo” – saiu em 1997 e bateu duas milhões de cópias vendidas. A produção ficou a cargo de Arnaldo Saccomani, e esse é um álbum cheio de curiosidades. O cantor Leandro Léo, conhecido pela música “João de Barro”, por exemplo, era uma criança na época e fazia parte do coro infantil. Ele também gravou o segundo álbum.
Na época, Leandro Léo fazia parte de um grupo musical infantil chamado Timdolelê, ao lado de Letícia e Lais. Elas também botaram voz no coro dos álbuns de “Chiquititas”. O primeiro álbum foi gravado no Brasil, mas os outros foram feitos na Argentina, então o grupo chegou a conhecer o elenco da novela.
Já a voz da Mili (Fernanda Souza) em “Era Uma Vez” era, na verdade, de uma mulher adulta: a cantora e professora de canto Maria Diniz, que tinha muita experiência com jingles nos anos 1990. Ela também participou dos álbuns seguintes, dando voz a outros personagens, como a Fran (Elisa Veek) em “Passarinho”.
As vozes por trás das Chiquititas
Já a voz da Tati (Ana Olivia Seripieri) em “Mentirinhas” é da cantora Lais Yasmin, que fez sucesso na infância com as músicas “Declaração” e “O Que É o Amor”. Ela tinha cinco anos quando gravou o primeiro álbum de “Chiquititas”. Quando cresceu, ela também foi semifinalista na 7ª temporada do “The Voice Brasil”. Lais Yasmin foi creditada apenas como Yasmin no álbum.
@laisyasminreal#chiquititas#mentirinhas#cantora♬ som original – Lais Yasmin
Flavia Monteiro gravou os próprios vocais a partir do segundo álbum de “Chiquititas”. Mas, no primeiro, as músicas da personagem Carolina, “Te Encontrei” e “Por Que Deus”, também foram gravadas por outra pessoa: a adolescente Thais Nascimento, filha do produtor do álbum, Arnaldo Saccomani.
As vozes se repetiam muitas vezes. O cantor e compositor Caio Flávio emprestou sua voz para Júnior (Alex Benn) em “Te Encontrei” e, anos mais tarde, para Felipe (Marcos Pasquim) em “Estou Louco”.
A lista completa de vozes do primeiro e do segundo álbum de “Chiquititas” inclui Yasmin, Angela Márcia, Thais, Caio Flávio, Carol, Maria Diniz, Ringo, Fernando Augusto, Letícia, Laís e Leandro Leo.
Embora os nomes dos cantores reais viessem nos créditos dos encartes dos álbuns, os atores de “Chiquititas” não assumiam isso publicamente. Isso fica evidente nesta entrevista para Silvio Santos:
Nessa época elas eram obrigadas a mentir na cara dura que cantavam realmente no CD. E na minha cabeça faz todo sentido! #Chiquititas#GeraçãoChiquititaspic.twitter.com/Dj7HnT1j3y
— Apolo (@apolodelucca) December 15, 2024
Fonte: portalpopline