A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) realizou, na manhã desta terça-feira (17.12), a cerimônia de encerramento da 1ª edição do prêmio Cidades Inovadoras. Durante o evento, foram homenageados 12 municípios que se destacaram com projetos inovadores e sustentáveis no serviço público e que contribuem com o desenvolvimento regional.
A cerimônia de encerramento foi realizada no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Também participaram do evento representantes do Parque Tecnológico Mato Grosso e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), que apoiam a premiação.
“Quando a gente fala em inovação, algumas pessoas pensam que só estamos tratando de meia dúzia de cidades de Mato Grosso. Mas nós estamos mostrando que não é isso. Temos sim muitas cidades pesquisando, investindo e aplicando soluções inovadoras. E aqui nós estamos celebrando esse tipo de ação para sensibilizar ainda mais os nossos 142 municípios”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec.
O prêmio Cidades Inovadoras foi lançado em junho de 2023. Desde então, 29 municípios mato-grossenses se inscreveram. Destes, 20 foram avaliados, 14 passaram por entrevistas de avaliação e 12 foram escolhidos vencedores.
Venceram a premiação os municípios de Água Boa, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Canarana, Guarantã do Norte, Lucas do Rio Verde, Nortelândia, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis e Sinop.
Como prêmio, representantes dos 12 municípios receberam, ao longo dos últimos meses, formação em inovação e serviço público, transformação digital e conectividade, espaços públicos e sustentabilidade, contratação e segurança jurídica, e planejamento estratégico, o que contribuirá para desenvolvimento de projetos, ações e serviços públicos para a população.
Eles também viajaram para Curitiba para participar de eventos sobre os temas e foram acompanhados por técnicos da Seciteci. A cerimônia desta terça-feira marca o fim de todo o processo.
“Nossa ideia é, na próxima edição, termos o prêmio dividido em categorias de pequenas, médias e grandes cidades e premiar os três primeiros colocados em cada uma das categorias, levando os representantes desses municípios para Barcelona, onde poderemos ver experiências internacionais no campo da inovação”, completou Allan Kardec.
O diretor do Parque Tecnológico, Rafael Bastos, apontou que a premiação é importante por valorizar as iniciativas dos municípios, principalmente no momento em que o Governo de Mato Grosso se prepara para reforçar ainda mais os investimentos no campo da inovação.
“Para nós, é muito importante ter essa integração com municípios nesse momento em que estamos na reta final das obras do nosso Centro de Inovação em Várzea Grande e nos preparamos para ser referências no setor sob a liderança da Seciteci”, disse.
O presidente da Fapemat, Marcos de Sá Fernandes da Silva, ressaltou que a premiação é um exemplo da vocação municipalista do Governo do Estado, que valoriza a interiorização de ações.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Rodrigo Zanin, avaliou que a premiação é a colheita inicial dos investimentos públicos.
“Isso aqui é só o primeiro passo. A gente vai crescer muito mais ainda. Estamos lançando uma semente com esse prêmio e começando um caminho para colher bons frutos num futuro breve”, apontou.
O prefeito de Nortelândia Jossimar José Fernandes, um dos vencedores do prêmio, destacou que a iniciativa da Seciteci tende a ganhar ainda mais importância nas próximas edições.
“Isso aqui demonstra que teremos um Estado inovador em curto prazo e foi uma jornada de muito conhecimento adquirido que vai proporcionar melhores projetos e serviços públicos junto às nossas cidades”, disse.
Também participaram do evento o secretário adjunto de Educação Profissional Superior e Tecnológica da Seciteci, Dimorvan Brescancim; a superintendente Lecticia Figueiredo, representantes dos municípios de Nova Mutum, Cáceres, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Água Boa e entre outros, assim como a hub ICities, que trabalha com formação e consultoria voltada às cidades inteligentes.
Fonte: mt.gov.br