PolĂ­tica

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra critica postura do governo de Lula

2025 word2
Grupo do Whatsapp CuiabĂĄ

O líder do , afirmou estar cansado das promessas do governo Lula da Silva. Stedile disse ao jornal Folha de S.Paulo que “não bastam mais propagandas, retóricas, eventos e atos no Palácio do Planalto. Queremos medidas concretas que solucionem problemas reais”.

Para Stedile, o pacote de açÔes que o ministro do Desenvolvimento Agrårio, Paulo Teixeira, prometeu para o fim do ano seria apenas para, principalmente, diminuir a tensão entre o MST e o governo. Na sua visão, seriam promessas embaladas como presentes de Natal.

O pacote incluiria desapropriaçÔes, compra e transferĂȘncia de terras de grandes devedores da UniĂŁo para reforma agrĂĄria. AlĂ©m disso, contempla recursos para assistĂȘncia tĂ©cnica de assentados. No entanto, “faz dois anos que eles falam em ‘pacotes’, em ‘prateleira de terras’ e tantas outras promessas”.

O líder do movimento que invade terras no Brasil acredita que a demora nas soluçÔes tem a ver com o contexto político. Segundo ele, a frente montada para derrotar o governo de direita não é suficiente para garantir um sentido de unidade capaz de construir um projeto de país.

Stedile diz que Lula tem boa vontade do Lula, “mas as polĂ­ticas pĂșblicas nĂŁo estĂŁo chegando nos mais pobres, das periferias e do campo”. Ele cita como exemplo uma coordenação de medidas para alcançar 70 milhĂ”es de trabalhadores que estĂŁo na informalidade.

Na opiniĂŁo do membro do MST, Ă© preciso criar programas de emprego e renda, com base na reindustrialização do paĂ­s para produzir em massa os bens de que a população precisa. “Os 4 milhĂ”es de camponeses mais pobres tambĂ©m nĂŁo tiveram nenhuma polĂ­tica pĂșblica que enfrente a pobreza”. 

Sobre o trabalho do MinistĂ©rio do Desenvolvimento AgrĂĄrio e do Incra, Stedile reafirmou que qualquer pessoa que ocupa cargos no governo e nĂŁo consegue resolver as demandas Ă© incompetente. “Nossa crĂ­tica nĂŁo Ă© pessoal. É uma crĂ­tica Ă s açÔes insuficientes do governo”.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidåria que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.