Sophia @princesinhamt
Política

STF arquiva ação contra marqueteiro ligado a Lula e Calheiros: entenda o desfecho

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O (STF) decidiu arquivar a ação contra o marqueteiro Adriano Gehres. Ele atuou na campanha dos primeiros mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do senador Renan Calheiros (MDB-AL). O site Metrópoles divulgou o arquivamento do processo nesta segunda-feira, 16.

Em 2019, Gehres foi investigado na Operação Alaska, cujo objetivo era apurar supostos repasses irregulares da JBS a membros do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) durante as eleições de 2014.

A investigação no STF teve origem no acordo de colaboração premiada do ex-senador Sérgio de Oliveira Machado e do ex-diretor da J&F Ricardo Saud. O ministro Edson Fachin, ao concordar com o Ministério Público Federal, informou que faltam provas suficientes para dar continuidade à ação penal.

Validação do trabalho intermitente é acerto do STF, avalia especialista em Direito Tributário
Edson Fachin Foi O Relator Do Caso | Foto: Rosinei Coutinho/Stf

“O procurador-geral da República manifesta-se pelo arquivamento do inquérito [] por entender pela ausência de justa causa para instauração de uma ação penal, em razão da inexistência de elementos mínimos da prática de infração penal”, afirmou Fachin.

Adriano Gehres trabalhou na campanha de Lula, em 2002, sob a direção de Duda Mendonça, e também na reeleição do presidente, em 2006, com João Santana. Gehres também coordenou as campanhas vitoriosas de Renan Filho (MDB-AL) e Renan Calheiros, em Alagoas.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.