Após dez anos sem atrações, fechado e em silêncio, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, vai ser finalmente reaberto para o público. Na programação, shows gratuitos com dupla Chitãozinho & Xororó e Almir Sater já estão confirmados. Veja a programação completa abaixo!
A inauguração da Sala Martins Pena, dentro do prédio, é um momento histórico para a cultura da cidade. Além dos artistas nacionais, várias personalidades locais também estão confirmadas para a festa de reabertura.
A programação ganhou o nome de “Projeto Viva o Teatro” e começa na quarta-feira (18), com a apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, exclusivo para os operários que trabalharam na obra. Para o grande público, o espaço será liberado entre os dias 21 e 23 de dezembro e os ingressos serão retirados via Sympla.
Restauração e modernização
Fechada desde 2014, a Sala Martins Pena foi completamente renovada. As obras incluíram a modernização dos sistemas de iluminação e ventilação.
Além disso, houve a substituição de carpetes, poltronas e cortinas por materiais não inflamáveis.
Iniciada em 2022, a revitalização custou R$ 70 milhões para a fase inicial. Outras etapas estão previstas, como a reforma da Sala Villa-Lobos e o Espaço Dercy Gonçalves.
“Devolver o Teatro Nacional foi um compromisso com a nossa população. Estamos entregando um símbolo da cultura nacional e esperamos que essa reinauguração aqueça o setor cultural e turístico da cidade. A reabertura da Sala Martins Pena é um passo importante para todo o DF”, disse o governador Ibaneis Rocha (MDB), em entrevista ao Correio Braziliense.
Programação recheada!
E a programação está recheada de grandes nomes. Nos dias 18 e 20 de dezembro, as apresentações serão exclusivas.
Já no dia 21, se iniciam oficialmente os shows para o público geral. Veja a lista abaixo!
Ingressos em breve
Questionado sobre como conseguir os ingressos para as apresentações público, Ibaneis explicou:
“Para as apresentações abertas ao público, a retirada dos ingressos será pelo site Sympla em data a ser divulgada.”
A reabertura do Teatro foi muito comemorada nas redes.
“Que iniciativa preciosa! A reabertura, já tão esperada e a oportunidade dos operários poderem assistir esse grande espetáculo, emocionante!”.
Um segundo, destacou que a iniciativa pode impactar muito a cena cultural da região.
“Valorização da arte e da cultura! O Teatro Nacional merece todo cuidado e atenção. A arte nos possibilita ver o mundo de outra forma. Que possamos usufruir deste espaço cada dia mais.”
Fonte: sonoticiaboa