A Toyota supreende na apresentação dos planos para os próximo anos, feita para a rede de concessionários, ao confirmar que terá uma picape abaixo da Hilux, a partir de 2027, baseada no protótipo EPU, mostado pela primeira vez no Salão de Tóquio (Japão) em outubro de 2023. Chegará depois de duas novas rivais do segmento, da Renault e da Volkswagen, ambas previstas para 2026.
VEJA TAMBÉM:
No caso da picape da Toyota, o que se sabe até agora é que será fabricada sobre a mesma plataforma do Corolla e que vai ser equipada com motor a combustão que funcionará com outro elétrico e contará com tração integral. O utilitário vai ser feito a partir do investimento de US$ 2,2 bilhões para fábrica em Sorocaba (SP), anunciado em março.
O modelo conceitual da Toyota mede 5,07 metros de comprimento, quase o mesmo que a a Ford Maverick. Ainda assim, a estrutura já preparada para eletrificação permite que o utilitário tenha uma distância entre eixos 3,35 metros, que é 27,2 cm mais longa do que o rival Ford, entrando no território das picapes médias.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
Picape da Toyota terá várias rivais
O mesmo se aplica às capacidades de transporte de carga do conceito, graças a soluções de design inteligentes. O comprimento padrão da caçamba é de 1,37 metro, mas pode ser expandido para 1.83 metro com a porta traseira aberta e para 2.44 metros abrindo a divisória da cabine e rebatendo os bancos traseiros.
Entre as opções de motor está cotado o 2.5 de ciclo Atkinson, que equipa atualmente o SUV RAV4 híbrido plug-in, que gera 182 cv e 23,1 kgfm de torque a 3.200 rpm que funciona em conjunto com dois motores elétricos, um dianteiro de 182 cv e outro traseiro de 54 cv. Ao todo, chega-se a uma potência combinada de 306 cv. É bem provável que a Toyota prepare este motor para ser flex e que a picape tenha pela menos uma versão plug-in.
Rivais para a nova picape da Toyota não vão faltar. Além dos novos modelos da Renault e Volkswagen, confirmados para 2026, haverá a picape derivada do Hyundai Creta, também para o mesmo ano.
Antes disso, no primeiro semestre de 2025, a Fiat Toro ganha mais retoques no visual e o novo motor 2.2 turbodiesel, de acordo com o site Autos Segredos. Hoje em dia, também temos a Chevrolet Montana e a Renault Oroch.
Fonte: autoo