A romã é uma fruta tradicionalmente ligada às comemorações de Natal e, apesar de não ser amplamente consumida no Brasil, destaca-se pelos seus inúmeros benefícios à saúde.
Conhecida como a “fruta do amor”, é uma fonte rica de vitaminas A, C, E, K e do complexo B, além de fornecer fibras e minerais importantes, como cálcio, ferro, cobre, potássio, manganês e zinco.
Além disso, a romã possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antivirais, antifúngicas e antibacterianas, contribuindo para a saúde e bem-estar.
Mas, assim como várias frutas, a romã não está disponível durante todo o ano, pois sua produção ocorre em uma época específica.
No entanto, existe uma técnica simples de conservação que permite mantê-la por até 12 meses.
Dessa forma, além de preservar a fruta, seu sabor fica ainda mais intenso e delicioso!
Também vamos compartilhar uma receita incrível com romã e nozes que, com certeza, você vai adorar.
Remova todas as sementes das romãs e coloque-as em um recipiente.
Separe metade das sementes e armazene-as em frascos de vidro esterilizados. Reserve a outra metade no recipiente.
Triture as sementes restantes com um mixer ou liquidificador para extrair o máximo de suco possível. Coe o líquido para remover os resíduos sólidos.
Transfira o suco coado para outros frascos de vidro esterilizados e tampe-os bem.
Nos frascos que contêm as sementes inteiras, adicione uma colher (sopa) de açúcar em cada um. Complete com um pouco de água e tampe.
Coloque todos os frascos (tanto os de sementes quanto os de suco) em uma panela. Encha a panela com água até atingir o nível próximo aos gargalos dos frascos. Ferva os frascos por 20 minutos.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Após a fervura, pressione novamente as tampas para garantir que estejam bem vedadas.
Armazene os frascos em um local seco, limpo e arejado, longe da luz solar direta.
Coloque as sementes de romã em um recipiente e triture-as com um mixer ou no liquidificador. Coe o suco para separar os resíduos das sementes.
Transfira o suco para uma panela, buscando obter 1,5 litros no total. Leve ao fogo para ferver até começar a espumar. Remova a espuma formada na superfície.
Passe uma linha em uma agulha e perfure as nozes, alinhando-as uma a uma no fio.
Em um recipiente, misture a farinha, o amido de milho e o açúcar. Acrescente o leite e mexa bem até obter uma mistura homogênea.
Adicione uma concha do suco fervido à mistura, mexa bem e despeje tudo de volta na panela com o restante do suco. Cozinhe por 10 minutos, mexendo continuamente, até o creme engrossar.
Mergulhe o fio com as nozes dentro da panela de creme, cobrindo-as completamente. Retire o fio e pendure para secar.
Após secar, remova o fio, corte em pequenos pedaços e consuma.
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});
Fonte: curapelanatureza