O chatbot ChatGPT, desenvolvido pela , apresentou instabilidade geral na noite desta quarta-feira, 11. As informações foram coletadas pelo site DownDetector, que identifica reclamações de usuários por problemas de acesso em plataformas on-line.
Até as 20h56 desta quarta-feira, pelo menos 1.264 usuários relataram problemas no acesso ou funcionamento da ferramenta de inteligência artificial.
Os usuários que tentavam acessar o ChatGPT não conseguiam entrar na página de diálogo com a IA generativa e recebiam uma mensagem que dizia: “ChatGPT não está disponível no momento”.
Em seguida, a plataforma da OpenAI sinalizava que o problema já tinha sido identificado e estava sendo resolvido.
Por meio do seu perfil no Twitter/X, a empresa de tecnologia afirmou que a falha já foi solucionada. “ChatGPT, API e Sora ficaram inativos hoje, mas nos recuperamos”, afirmou a OpenAI.
ChatGPT, API, and Sora were down today but we’ve recovered. https://t.co/OKiQYp3tXE
— OpenAI (@OpenAI) December 12, 2024
Jornais canadenses processam criadora do ChatGPT
Um consórcio de veículos de comunicação canadenses, incluindo o Toronto Star, Globe and Mail, Canadian Press e CBC Radio Canada, . A ação foi apresentada ao Tribunal Superior de Justiça do país na sexta-feira 29.
Os jornais acusam a OpenAI de violar direitos autorais ao utilizar conteúdos das publicações para treinar o ChatGPT sem permissão nem reconhecimento. Este é o primeiro caso do tipo no Canadá.
O consórcio alega que a OpenAI utilizou suas reportagens para desenvolver o ChatGPT, sem respeitar os direitos autorais, configurando apropriação indevida de propriedade intelectual. Eles reivindicam US$ 14,7 mil por cada artigo utilizado sem autorização.
Além disso, o grupo busca uma parte dos lucros gerados pelo modelo de IA, que teria se beneficiado do uso não autorizado dos conteúdos. Também solicitam que a OpenAI cesse imediatamente essas práticas.
Fonte: revistaoeste