A Volkswagen Amarok não conseguiu tirar nota máxima no teste de impacto do Latin NCAP e se igualar às rivais Ford Ranger e Mitsubishi Triton. A picape média fabricada na Argentina ficou com três estrelas de cinco.
Segundo o relatório, a Amarok obteve 80,87% para Ocupante Adulto, 87,08% para Ocupante Infantil, 62,18% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 66,28% para Assistência à Segurança. O modelo foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres, ESC, AEB interurbano e LSS.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
O Latin NCAP diz ainda que o impacto frontal mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção marginal para o peito do motorista e adequada para o peito do passageiro. O impacto lateral obteve boa proteção devido aos airbags laterais e de cortina padrão, e o teste de impacto lateral de poste apresentou proteção adequada para o peito do adulto. A proteção contra chicotada cervical (whiplash) foi marginal para o pescoço do adulto.
A nova Amarok oferece o Alerta de Colisão Frontal opcional, que mostrou bom desempenho. No entanto, como não se trata de um sistema de frenagem ativo (o sistema emite um aviso, mas o veículo não freia por conta própria), não foi possível obter uma pontuação mais alta na avaliação do AEB.
O sistema citado é o Safer Tag, um visor disponível nas versões Highline e Extreme. Ele emite em uma tela circular avisos de saída de faixa, de colisão com pedestres e ciclistas, indicação de limite de velocidade, de monitoramento de tráfego e de colisão frontal.
“O modelo poderia alcançar a classificação máxima de estrelas melhorando as pontuações do AEB e do LSS por meio da adição de sistemas ativos com bom desempenho e atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP”, disse a entidade em nota.
Procurada, a Volkswagen não se pronunciou sobre o resultado. O modelo foi avaliado de forma voluntária pelo fabricante.
Ranger tem 5 estrelas
O Latin NCAP também divulgou os resultados da Ranger, que ficou com a nota máxima. Segundo o relatório, a picape, que oferece sete airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, obteve 93,11% para o Ocupante Adulto, 89,80% para o Ocupante Infantil, 74,77% para a Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis da Estrada e 92,01% para a Assistência à Segurança.
O impacto frontal mostrou estrutura e área dos pés estáveis, proteção adequada para o tórax do adulto, proteção total no impacto lateral, proteção adequada para o tórax e o abdômen no impacto lateral de poste e proteção total para os ocupantes infantis no impacto frontal e lateral. A proteção contra chicotada cervical foi marginal para o pescoço do adulto.
Fonte: autoo