Sophia @princesinhamt
Notícias

“Sem a solução inovadora do Governo de MT, ferrovia não seria possível”, afirma CEO da Rumo

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
2024 word1

O Governo de Mato Grosso e a empresa Rumo Logística iniciaram nesta segunda-feira (07.11) a construção da 1ª Ferrovia Estadual do Brasil. O começo das obras foi marcado por uma cerimônia realizada no Terminal Ferroviário de Rondonópolis, com a presença do governador Mauro Mendes, do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e demais autoridades.

O CEO da Rumo, Beto Abreu, afirmou que se não fosse pela solução encontrada pelo Governo de Mato Grosso, essa obra não iria começar. “Em fevereiro de 2021, um projeto inovador e criativo aprovou uma legislação específica para Mato Grosso construir esse projeto, para que os investimentos começassem a chegar até o Estado”, destacou.

A Ferrovia Autorizada terá 730 quilômetros de trilhos, em dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis até Lucas do Rio Verde. A Rumo deverá investir mais de R$ 11 bilhões na obra, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos.

Para o governador Mauro Mendes, essa é uma empreitada que altera a matriz logística de Mato Grosso, trazendo um grande impacto positivo não apenas para o agronegócio, mas também para o dia-a-dia das pessoas.

2024 word1

“A BR-163 está hoje estrangulada, é um grande gargalo logístico para os mato-grossenses. Mas, quando falamos em investimentos ferroviários, não estamos apenas cuidando da atividade econômica, da produção. Estamos cuidando das vidas das pessoas, das milhares de pessoas que passam por essa estrada e que terão muito mais segurança”, afirmou Mauro.

Beto Abreu fez questão de ressaltar que as obras já começaram. “Estamos com as máquinas já trabalhando para fazer o primeiro viaduto sobre a BR-163, fundamental para que a logística funcione nos primeiros 50 km. Teremos quatro frentes de obras”, explicou.

Mauro Mendes disse ter convicção que o contrato será cumprido rigorosamente e que em oito anos todo o traçado da nova ferrovia será entregue.

Os trilhos vão conectar a capital mato-grossense e o Nortão até a malha nacional, ligando ao Porto de Santos. A ferrovia será importante para o transporte da safra de Mato Grosso, além do transporte de insumos e outras mercadorias. De acordo com dados apresentados pela Rumo, a 1ª Ferrovia Estadual vai aumentar em quatro vezes a malha ferroviária do Estado.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, destacou o trabalho em conjunto para que essa solução inovadora fosse colocada na constituição de Mato Grosso. “Outros estados vieram nos procurar depois para saber qual foi nossa solução. Agora vamos sonhar que essa ferrovia possa levar produtos da nossa agroindústria, da nossa agricultura familiar. No que for preciso, a Assembleia vai estar à frente das discussões”, disse.

Também presente na cerimônia, o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, elogiou o perfil executivo do Governo de Mato Grosso, que não foge dos problemas. “Essa ferrovia é fruto do resultado do trabalho de um povo que não se furta a acreditar no país. É fundamental para fazer com que o Estado se  torne cada vez mais competitivo, mais eficiente”.

O senador Jayme Campos também lembrou o trabalho da bancada federal, para destravar a construção da Ferrovia em Brasília. “Precisamos ter vários modais de transporte, ferroviário, rodoviário e até aquaviário”, pontuou ele.

2024 word1

A visão foi compartilhada pelo prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, para quem “não se pode mais suportar se viver com uma só forma de transporte no país”.

Estiveram presentes os deputados estaduais Nininho, Carlos Avalone, Dr. Eugênio,  Xuxu Dal Molin, deputado eleito Beto Dois a Um, os secretários: chefe da Casa Civil, Rogério Gallo, de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, de Comunicação, Laice Souza, de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, os suplentes de senador Fábio Garcia, Margareth Buzetti e Mauro Carvalho, os prefeitos de Rondonópolis, Zé Carlos do Pátio, Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, de Nova Mutum, Leandro Félix, de Itiquira, Fabiano Dalla Valle, de Juscimeira, Moisés dos Santos, de Alto Taquari, Marilda Sperandio, de Campo Verde, Alexandre de Oliveira, presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Gustavo de Oliveira.

Fonte: GOV MT

2024 word1

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da adjunta de Gestão de Políticas Públicas, realizou nesta sexta-feira (04), no auditório da Controladoria Geral do Estado (CGE), o encerramento e premiação da segunda edição do Outubro Movimente – Ideias em Movimento.

Participaram das atividades do Outubro Movimente 20 secretarias no total. Foram cerca de 20 horas de lives com oficinas e mesas realizadas ao longo do mês de outubro com intuito de fornecer suporte aos servidores que desenvolveram os projetos inovadores e participaram do Desafio da Inovação. Aproximadamente 1.500 funcionários públicos foram mobilizados.

Ao todo foram desenvolvidos 16 projetos gerando uma cultura de inovação e troca de ideias. Durante a cerimônia houve a apresentação de pitch das seis equipes finalistas selecionadas no Desafio da Inovação, onde cada uma contou com três minutos para apresentar sua proposta de projeto inovador.

Para o Secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, inovar é mais do que criar algo novo, é resolver problemas e encontrar soluções, e o Outubro Movimente possibilita isso. “O prêmio Desafio da Inovação visa proporcionar a valorização das ideias dos servidores e empoderá-los enquanto protagonistas de uma mudança de cultura dentro do ambiente público, para favorecer um local de trabalho criativo e aberto a práticas inovadoras e ao intraempreendedorismo”.

Dentre as propostas apresentadas tiveram projetos desenvolvidos e pensados inteiramente pelos servidores públicos, com intuito de solucionar problemas e desafios do dia a dia de trabalho com propostas inovadoras. Foram apresentadas iniciativas visando educação financeira, agilidade de atendimento com o público e cuidados com a saúde física e mental dos servidores.

Segundo o secretário adjunto de Planejamento e Gestão de Políticas Públicas, Sandro Brandão, o maior trunfo da administração pública para entregar melhores serviços ao cidadão é o servidor público.

“Acreditamos que o genuíno servidor aprimora seus talentos pelo estudo e pela reforma íntima, e utiliza esses recursos na construção de um mundo melhor e auxilia o próximo ao atender suas legítimas necessidades. Nossa missão na área de inovação e intraempreendedorismo é apoiar nossos colegas servidores preparando mecanismos para se beneficiarem desse poderoso elemento do progresso”.

2024 word1

Vencedores

Em 1º lugar ficou o projeto “Espaço Inspire”, proposto por servidores da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que visa proporcionar práticas de bem-estar para os servidores públicos do órgão.

Idealizado na tipologia de contêiner, o projeto multifuncional é destinado a práticas de bem estar como ginastica laboral, yoga, meditação, descanso pós-almoço, massagem quick e restabelecimento da saúde física e mental, proporcionando aos servidores um ambiente de trabalho saudável para reduzir o esgotamento mental, cansaço e estresse durante as horas de expediente.

“Desenvolvemos alguns protótipos nesse mês com resultados positivos e como a gente já tem uma previsão de fonte financiadora, ele tem tudo para ser implementado e alcançar os resultados que são planejados, que é qualidade de vida e bem-estar para nossos servidores”, destaca Andrea Diniz, líder da equipe.

Em segundo lugar ficou o projeto “Íris Assistente Virtual”- também da Politec- uma solução tecnológica visando reduzir o tempo médio de resposta da ouvidoria da órgão, que pode beneficiar tanto os servidores quanto os usuários dos serviços ofertados por eles.

Desenvolvido inteiramente pela equipe e de baixo custo, trata-se de um robô de bate-papo (chat-bot) que pretende interagir com o usuário e reduzir o tempo de respostas para as solicitações de informações com respostas programadas.

“Ele foi equipado com cinquenta e duas perguntas. Então ele sabe explicar algumas funcionalidades básicas, como cadastro e protocolo. Ele dará orientações relacionadas a isso. Em outro momento ele pode ser equipado com outras funções”, pontua o líder da equipe da Politec, Jaime Trevizan.

Em terceiro lugar ficou a “Sala de Conversa PSI”, da servidora Midiã Ferreira da Secretaria de Saúde. O projeto visa promover a saúde mental dos servidores no Complexo Regulador de Saúde do Estado de Mato Grosso (SUREG/SES-MT) através da conversa e escuta ativa.

Por meio de uma sala reservada para acolhimento dos servidores e com a presença de um profissional da psicologia, onde seriam acolhidas questões relativas ao trabalho, identificação de pontos críticos na comunicação interna e resolução de conflitos pontuais nas equipes. A perspectiva é de promoção à saúde, bem-estar psicossocial e qualidade de vida no trabalho.

“O projeto também inclui estimular a prática de atividade física dos servidores do Complexo Regulador, oferecer espaços adequados à produção de saúde mental e participar das campanhas de prevenção de doenças, de promoção, proteção, recuperação da saúde dos servidores”, explica Midiã.

Atividades esportivas

Também foram entregues os troféus e medalhas para as equipes vencedoras das categorias esportivas. Foram premiados no vôlei as secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Planejamento e Gestão (Seplag) e Segurança Pública (Sesp), 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.

2024 word1

Já os vencedores da Corrida da Inovação foram a Procuradoria Geral do Estado (PGE), 1ª colocada, e as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Fazenda (Sefaz), 2ª e 3ª colocadas, respectivamente.

2024 word1

Outubro Movimente

Idealizado pela Superintendência de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Sinova/MT em parceria com o MT Saúde, a 2ª edição do “Outubro Movimente – Ideias em Movimento” foi realizado em formato híbrido e gratuito, com painéis, oficinas, mentorias e um desafio de inovação em práticas públicas para os servidores. O evento acontece em outubro devido ao Dia do Servidor Público (28/10).

Fonte: GOV MT

2024 word1

Com a proposta de intensificar as coletas para repor e manter o estoque do banco de sangue público do Estado, o MT Hemocentro, em parceria com uma joalheria de Cuiabá, realizará nesta quarta e quinta-feira (09 e 10.11) a campanha MD + Vida.

Esse é o sexto ano da campanha. A ação é idealizada pelo empresário do ramo de joalheria, Márcio Designer, e sua família. Durante a ação, cada doador ganhará uma pulseira soutache com pingente em prata com banho de ouro.

As pulseiras estarão disponíveis nas cores verde, amarela e azul, em alusão à participação da seleção brasileira na Copa do Mundo. Os voluntários podem realizar o agendamento por meio deste link, sendo o limite de 150 doações por dia.

“As campanhas internas e externas são imprescindíveis para a manutenção dos estoques de sangue do MT Hemocentro. Precisamos de mais doações para suprir a demanda da rede hospitalar e as entidades parceiras exercem um papel importante no chamamento de possíveis doadores”, diz a diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela.

2024 word1

Outras ações

Ainda durante o mês de novembro, estão previstas outras ações no MT Hemocentro. Segue até o dia 18 deste mês, em parceria com o Corpo de Bombeiro Militar de Mato Grosso, a campanha “Bombeiro Sangue Bom”, que visa mobilizar a corporação na missão de salvar vidas.

Nos dias 07 e 08, a unidade móvel do MT Hemocentro estará no Aeroporto Marechal Rondon, em frente à superintendência da Centro Oeste Airports. No dia 19 de novembro, a torcida organizada do Palmeiras, a Mancha Verde, reforça o time de doadores e vai até o MT Hemocentro contribuir com a causa.

Nos dias 21 e 22, a Escola Estadual Elmaz Gattaz, de Várzea Grande, e a Bioseg Clínica, de Cuiabá, farão doação de sangue na unidade de saúde. No dia 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, haverá o encerramento oficial da campanha Bombeiro Sangue Bom e a abertura da campanha em parceria com o Curso de Formação de Soldados do Bombeiro Militar (CFSD BM- turma de 1998).

No dia 26, os membros da Igreja Universal farão doação de sangue na unidade. Nos dias 28 e 29, segue a campanha de coleta com a de CFSD BM. Concomitantemente a essa campanha, os trabalhadores da MRV e do Tribunal Regional Do Trabalho 23ª Região (TRT-MT) estarão no MT Hemocentro.

O dia 30 termina com a campanha interna de coleta da CFSD BM e coleta externa na Assembleia Legislativa de Mato Grosso durante a gincana da solidariedade.

A coleta interna de doações é permanente na sede do MT Hemocentro e ocorre mediante agendamento. O banco de sangue funciona regularmente de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h30, e fornece o atestado de comparecimento à doação para o doador. Para quem compareceu e, por algum motivo, não pode doar, a unidade fornece um comprovante de comparecimento para justificar a falta no trabalho.

Quem pode doar

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 quilos, esteja em bom estado de saúde e tenha uma alimentação saudável, nunca doando em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com prazo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Os candidatos precisam ter a partir de 16 a 69 anos, 11 meses e 29 dias.

Em cada coleta é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomendam-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

As doações podem ser agendadas no link http://mthemocentro.saude.mt.gov.br. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

No interior do estado, as doações podem ser feitas nas Unidades de Coleta e Transfusão, localizadas nos seguintes municípios: Juína, Juara, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, Barra do Garças, Sinop, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Rondonópolis, Tangará da Serra, Barra do Bugres e Sorriso.

Fonte: GOV MT

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.