Sophia @princesinhamt
Notícias

Obras de esgotamento da Águas Cuiabá na Prainha visam acabar com alagamentos na região

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A concessionária Águas Cuiabá iniciou as obras de esgotamento na avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, em Cuiabá, para eliminar os alagamentos decorrentes de enchentes na região. O acúmulo de lixo na rede atual agravava a situação já bastante conhecida pelos cuiabanos, e que causava danos à veículos e prejuízo aos comerciantes. 

As obras devem ser concluídas em um prazo de um ano e meio, conforme anunciado na manhã desta terça-feira (10), em coletiva com a imprensa. 
O diretor-geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna, reforçou que as obras começaram nas ruas ao redor da Prainha e serão intensificadas no próximo mês. O projeto visa acabar com as inundações e assegurar que 100% do esgoto seja coletado e tratado na localidade. 
As obras incluem a instalação de reforços nas redes coletoras, bueiros tubulares de concreto (BSTC), bueiros celulares, caixas combinadas, além da limpeza e desobstrução das redes existentes. O traçado se estenderá do ponto próximo ao rio Cuiabá, entre os bairros Porto e Dom Aquino, passando pela Avenida Mato Grosso até a altura da Miguel Sutil.
Menna destacou que a região é antiga e possui ruas estreitas, o que pode dificultar os trabalhos. No entanto, o objetivo é concluir as obras no menor tempo possível, com a expectativa de que até o final de 2025 não haja mais problemas de alagamento na área.

Mais de 9,5 mil imóveis de Cuiabá passaram a contar com infraestrutura para a coleta de esgoto no ano de 2024, segundo o balanço apresentado à imprensa.
A concessionária aponta que a expansão da rede de água também beneficiou a quase 8 mil imóveis na capital este ano. Desde 2017, primeiro ano sob a gestão Iguá, foram implantados 107 quilômetros de novas redes de água e outros 510 quilômetros de tubulações de coleta de esgoto.
Somente em 2024, foram captados 98 bilhões de litros de água bruta dos Rios Cuiabá e Coxipó para o atendimento à população de todas as áreas regularizadas da capital. O volume de esgoto tratado foi de 18 milhões de metros cúbicos, o que corresponde a 7,2 mil piscinas olímpicas.

Um dos projetos prioritários para 2025 é o lançamento da construção da ETE Sul e a implantação de outras seis estações de tratamento de esgoto compactas. O objetivo é ampliar a estrutura sanitária disponível, paralelamente a um apelo importante à população: a necessária conexão de imóveis à rede de esgoto.
Em 2024, esse alerta foi fortalecido com o programa Interligue Já, numa união entre Poder Judiciário, Ministério Público, Município de Cuiabá, Agência Reguladora e Águas Cuiabá. O desafio conjunto é impulsionar a conexão de famílias cuiabanas à rede de esgoto, passo essencial para que a sustentabilidade avance na região.
(com informações da assessoria)

 

Fonte: Olhar Direto

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.