pode não ser particularmente familiar para o público geral, mas é para os fãs de terror da velha guarda. O roteirista, diretor e ator italiano estudou medicina, mas, longe de exercer a profissão, decidiu se dedicar ao cinema de horror, onde ficaria conhecido pela paixão pelo sangue e pela violência – e acabou sendo considerado um cineasta extremamente polêmico.
O facto de Fulci ter sido levado a tribunal por um dos seus filmes () é apenas um dos muitos exemplos de quão ofensivo o realizador italiano podia ser a determinados públicos, com muitos dos seus filmes censurados em diferentes partes do mundo. Não é de surpreender, no entanto, que fosse um dos fãs de seus filmes, começando com , um filme de terror zumbi de 1981 particularmente violento que só foi disponibilizado nos Estados Unidos por um curto tempo devido a sua representação da violência.
Tarantino gostou tanto do filme que, no final da década de 1990, o cineasta e Bob Murawski, entre outros, ajudaram a levar o projeto sem cortes e restaurado aos cinemas americanos. No entanto, nos países onde continuou a ser censurado, milhões de pessoas viram pelo menos uma cena do filme no cinema quando um ousado diretor decidiu colocar um trecho do longa em um blockbuster de particularmente sucesso da Marvel: (2002).
A ação de Terror nas Trevas começa em Nova Orleans de 1927, quando uma multidão invade um hotel e lincha um pintor. Ao fazer isso, a multidão, sem saber, envia a humanidade para a destruição, já que era o pintor quem deveria garantir que as portas do inferno permanecessem fechadas. Quando um cínico nova-iorquino herda a cena do crime do linchamento de 1981, chega o momento: os mortos querem ter este mundo só para eles.
O que se segue é um filme de terror imerso em uma atmosfera surreal e ameaçadora, com numerosos atos de violência grotescos e impressionantes. Há também uma cena em que aranhas destroem um homem e essa mesma cena foi usada duas vezes em Homem-Aranha.
Após Peter Parker, interpretado por , ser picado por uma aranha, ele volta para casa atordoado e tem um pesadelo que Raimi planejou originalmente para ser uma cena completa, mas que teve que ser cortada devido a restrições orçamentárias. Então, ele e seu editor decidiram montar um breve sonho febril usando imagens de filmes antigos.
Como Raimi revela no comentário de áudio do Homem-Aranha, eles foram inspirados, entre outras coisas, no filme de vingança de super-heróis de Raimi, Darkman – Vingança sem Rosto e Terror na Trevas. Além disso, Homem-Aranha foi editado por Bob Murawski, editor de vários filmes de Raimi e um dos proprietários dos direitos americanos do clássico de Fulci.
Terror nas Trevas não está disponível no Brasil.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, e seja um Adorer de Carteirinha!
Fonte: adorocinema