Aos 74 anos, um albatroz-de-laysan, considerado a ave selvagem mais velha do mundo, chocou um ovo. O “milagre” ocorreu em uma ilha no Pacífico central, no Havaí, nos EUA. Carinhosamente, a mamãe rara ganhou o nome de Wisdom.
Essa ave retornou ao Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway, no final de novembro para conseguir procriar. A primeira marcação do pássaro foi 1956, feita por especialistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
De acordo com especialistas, essa espécie de ave tem um comportamento familiar: aprecia retornar ao lugar de origem, sobretudo para chocar os ovos, e ficar perto do “companheiro”.
Surpresa até para especialistas
Apesar de profundos conhecedores da espécie, os especialistas se disseram surpresos com a longevidade de Wisdom, já que a maioria dos albatrozes vive entre 40 e 60 anos.
As albatrozes fêmeas geralmente põem um ovo a cada um ou dois anos, o que significa que Wisdom provavelmente pôs entre 30 e 45 ovos ao longo de sua vida.
As ilhas no Pacífico central são referência para esse espécie de ave, principalmente no outono e inverno. Depois, os pássaros costumam voar para o norte, para as áreas de pesca.
Leia mais notícia boa
Refúgio de raridades
Mais de 97% dos albatrozes-de-laysan vivem nas ilhas havaianas. De acordo com o mapa do Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway, é possível verificar uma imensa quantidade deles – sempre juntos.
O Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Atol Midway fica a cerca de 3.850 km a oeste-noroeste do Havaí e reúne numerosos pássaros e outras espécies marinhas.
O terreno era anteriormente uma base naval dos EUA, mas em 1996 foi transferido para o Departamento do Interior e se tornou um refúgio, segundo a Fox Weather.
Fonte: sonoticiaboa