O mutirão atendeu pacientes que aguardavam pelo atendimento especializado via regulação e profissionais que trabalham no próprio hospital.
De acordo com a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira, a unidade se organiza anualmente para ofertar os atendimentos voltados para a saúde do homem.
“Contamos com profissionais urologistas no Hospital Metropolitano e nos organizamos para realizar esse mutirão, assim como aconteceu em anos anteriores na unidade. O nosso objetivo é dar visibilidade às ações preventivas para a saúde do homem”, declarou.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil, representando 29% dos casos de câncer. Ele fica atrás apenas dos casos de câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), somente em 2023, a estimativa era de 70 mil novos casos de câncer de próstata no país.
Apesar do alto índice de casos, esse tipo de câncer tem 90% de chance de cura caso descoberto precocemente, por isso a importância da conscientização sobre a realização de exames preventivos.
O Ministério da Saúde orienta que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, a recomendação é que inicie o acompanhamento a partir dos 45 anos.
Entre os principais sintomas do câncer de próstata estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Fonte: leiagora